Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 86 questões

 
Considerando a figura acima, que representa o modelo tridimensional do mosaico fluido da membrana celular, julgue o item a seguir.
 
Em células procariotas, o ácido desoxirribonucleico localiza-se em uma estrutura envolvida por uma membrana como a ilustrada na figura acima.
Os ácidos nucleicos presentes em todos os seres vivos são complexos e formados pela repetição de um grupo de nucleotídeos, moléculas que são formadas por um grupo de fosfato, uma molécula de açúcar e uma base nitrogenada. As bases nitrogenadas apresentam cinco tipos existentes, e o DNA e o RNA podem ser diferenciados, em sua composição, através delas.
 
Portanto, é INCORRETO afirmar que:
Analise e complete a tabela a seguir:
 
  DNA RNA
Bases pirimídicas Citosina e I Citosina e II
Bases púricas Adenina e III Adenina e IV
 
Recentemente, cientistas construíram uma molécula de ácidos nucleicos formada por oito nucleotídeos que apresentavam as quatro bases nitrogenadas tradicionais (Adenina, Timina, Citosina e Guanina) e quatro novas bases (Z, P, S e B). Existe uma relação química e funcional das bases tradicionais já conhecidas com as novas bases, como descrita a seguir:
 
“B” ⇔ Adenina
“S” ⇔ Timina
“P” ⇔ Guanina
“Z” ⇔ Citosina
 
A partir dessas informações e dos conhecimentos sobre a estrutura do DNA, é correto afirmar que, no ácido nucleico sintético:
A hereditariedade é compreendida como um conjunto de processos biológicos que asseguram a transmissão das características genéticas dos pais, aos seus descendentes. Sendo assim, os genes podem ser definidos como unidades