Ácidos Nucleicos

            Recentemente, garimpeiros foram mortos em uma área indígena da região Norte do país. Devido ao avançado estado de decomposição dos corpos, entre outros motivos, vários deles não foram identificados até o momento. Depois de realizados, sem sucesso, os procedimentos comuns de identificação, fragmentos dos corpos foram coletados para exame do material genético. A base desse exame são os marcadores genéticos, regiões do genoma onde existem variações na seqüência de nucleotídeos.

Com referência ao tema abordado no texto acima, julgue o item a seguir.

Os nucleotídeos distinguem-se em função das bases nitrogenadas, estruturas de anel simples ou duplo ligadas ao carbono 1 do açúcar que os compõe.

Considerando as teorias sobre a evolução e suas relações com as biomoléculas, julgue o item subseqüente.

A maioria das DNA glicosilases reconhece lesões específicas, como a adenina metilada na posição 3. Existe bastante homologia entre DNA glicosilases de Escherichia coli e de eucariotos.

            O uso de organismos geneticamente modificados (OGMs) na agricultura - assim como ocorre com a introdução de qualquer nova tecnologia - suscita inevitavelmente questões éticas. OGMs são utilizados porque empresas, agricultores e consumidores esperam se beneficiar de algumas das inovações presentes neles, por exemplo, safras resistentes a herbicidas comerciais ou tomates mais saborosos.

Ciência Hoje, abr./2004.

Acerca do assunto tratado no texto acima, julgue o seguinte item.

Os ácidos nucléicos responsáveis pela transmissão do código genético são armazenados em cromossomos, juntamente com proteínas.
Os compostos orgânicos mais simples, a partir dos quais os organismos vivos são constituídos, são exclusivos dos seres vivos, podendo também ocorrer na condição de produtos da atividade biológica. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.

A variabilidade entre indivíduos é proporcionada pela grande diversidade de tipos de nucleotídeos.
O metabolismo celular aparentemente opera de acordo com o princípio de economia máxima. Assim, os mecanismos reguladores das vias metabólicas centrais, particularmente daquelas que liberam energia na forma de ATP, são capazes de responder às necessidades metabólicas de forma rápida e muito sensível. Acerca desse tema, julgue o item seguinte.

Alterações genéticas que atingem um único gene podem fornecer evidências acerca da natureza dos produtos intermediários do metabolismo de um determinado composto.