Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 57 questões

Com referência às disposições constitucionais em matéria orçamentária e à conceituação e classificação da receita e da despesa orçamentárias, julgue o item subsequente.

Como instrumento da política de estabilização econômica, o orçamento pode apontar ora na promoção de uma expansão da demanda, gerando superávit, ora na contração da demanda, gerando déficits.
A atividade financeira do Estado consiste em orçar, gerir e arrecadar recursos públicos. A respeito de cada uma dessas atividades,
No que se refere a financiamento do setor público, tributação, orçamento e finanças públicas, julgue o item a seguir.
 
As finanças públicas voltam-se à gestão das operações relacionadas à receita, à despesa, ao orçamento e ao crédito público, bem como se orientam à obtenção, à distribuição, à utilização e ao controle dos recursos financeiros.
As experiências acumuladas demonstram que a determinação clara de objetivos auxilia a preparação e a composição das posturas dos órgãos dirigentes com relação às suas atribuições. Não obstante, a execução dos pontos do programa cumpre um papel essencial na formulação do sistema de formação de quadros que corresponde às necessidades. O incentivo ao avanço tecnológico, assim como a mobilidade dos capitais internacionais possibilita uma melhor visão global das novas proposições.
O princípio orçamentário da universalidade é respeitado quando o orçamento contém todas as receitas e todas as despesas do Estado. Dentre as peças orçamentárias, o plano plurianual reflete a síntese dos esforços de planejamento da administração pública. Por outro lado, uma das funções básicas do Estado é suprir as necessidades da sociedade. Por sua vez, a sociedade contribui para o financiamento das políticas públicas de: