No dia 13 de setembro de 2004, na cidade Alfa, Antônio, casado com Bárbara, foi encontrado morto na residência do casal, com um tiro na cabeça. De acordo com o exame de corpo de delito, a morte de Antônio ocorreu entre 20 h e 23 h do dia anterior. Ao investigar o caso, um delegado de polícia federal descobriu, ainda, os fatos relatados a seguir.

I Às 21 h do dia 12/9/2004, Bárbara foi vista jantando em um restaurante na cidade Beta, distante 50 km da cidade Alfa, sendo as duas cidades ligadas por uma rodovia pavimentada e de pouco movimento.

II Carlos, sócio de Antônio, estava tendo um caso amoroso com Bárbara, que, com a morte do marido, seria dona da parte dele na sociedade.

III Dias antes da sua morte, Antônio estava muito depressivo e demonstrava sinais de nervosismo e de irritação por ter descoberto o relacionamento amoroso de Bárbara com Carlos.

IV Carlos forneceu à polícia um comprovante de estacionamento, datado de 12/9/2004, referente a seu único veículo, sugerindo que ele estivesse em um shopping localizado a 5 km da casa de Antônio, com entrada às 19 h 16 min e saída às 22 h 58 min. Carlos forneceu, ainda, um ticket de cinema já utilizado, alegando ter assistido a um filme naquele shopping, exibido entre 21 h e 23 h 15 min do dia 12/9/2004.

V Bárbara e Carlos foram vistos juntos, no dia 12/9/2004, em um local próximo à casa de Antônio, às 23 h 57 min.

VI A arma do crime foi encontrada próximo à casa de Antônio, contendo apenas as impressões digitais dele próprio.

VII O exame de corpo de delito não revelou sinais de pólvora nas mãos de Antônio.

O item a seguir traz duas proposições referentes à situação hipotética descrita acima, ligadas pela palavra PORQUE. Julgue o item como CERTO somente se as duas proposições forem verdadeiras, de acordo com as informações dadas, e a segunda for uma justificativa correta da primeira. Caso isso não ocorra, julgue o item como ERRADO.

Ou Carlos não assistiu completamente ao filme que alegou à polícia ter assistido ou alguém retirou o seu carro do estacionamento do shopping antes do final do filme PORQUE o horário de retirada do veículo é anterior ao do final do filme.