Leia o texto abaixo para responder à questão.

            No Sistema de Pagamentos Brasileiro, a tecnologia se toma variável crítica e o executivo de negócios e planejamento precisa encarar este risco sob a mesma ótica que encara os riscos de crédito e mercado. Doravante um problema tecnológico pode interferir diretamente na questão da liquidez da instituição, mesmo que por poucos momentos. Trata-se de uma questão de continuidade de negócios.

            As interrupções no processamento da informação, ou a degradação nos sistemas de informação fazem parte da rotina nas estruturas de tecnologia de qualquer empresa, seja ela financeira ou não. Esses são eventos programados que visam atender a demandas ocasionais do negócio ou da tecnologia.

            O que deve preocupar os executivos de uma instituição financeira são as interrupções não-programadas. Problemas que afetam diretamente a infra-estrutura tecnológica. São falhas de hardware e/ou sistema operacional, conflitos de aplicações; sabotagem; desastres (incêndio, inundação etc); falha humana; corrupção de dados; vírus etc. Estes acidentes causam maior impacto por serem de maior dificuldade de identificação e recuperação. O seu custo é proporcional ao valor da informação afetada e ao volume de negócios interrompidos pelo evento. Dependendo da situação, a recuperação da estrutura operacional pode levar algumas horas e, no caso do SPB, afetar não só a instituição como eventuais parceiros. É importante o planejamento e a implementação de uma solução de continuidade de negócios.

            Os riscos não são desprezíveis. Um estudo feito pela Universidade do Texas com empresas que sofreram uma perda catastrófica de dados concluiu que 43% jamais voltaram a operar, 51% faliram em dois anos e apenas 6% sobreviveram. Entre as empresas vítimas do primeiro atentado a bomba no World Trade Center (New York), 50% das que não possuíam um plano de contingência faliram em menos de 2 anos.

(Adaptado de BANCO HOJE, março de 2001, p. 63)

Em relação às idéias do texto, assinale a opção correta.