TI - Sistemas Operacionais
Analise as seguintes afirmações relacionadas às características do sistema de arquivo NTFS:
 
I. O sistema de arquivos NTFS, utilizado por algumas versões antigas do Windows e pelas primeiras versões do Linux, foi substituído por outros sistemas de arquivos mais modernos por possuir um limite de armazenamento de 2 GBytes.

II. O sistema de arquivo NTFS permite o uso de arrays RAID.

III. Com o sistema de arquivos NTFS é possível ter um controle de acesso a arquivos com a possibilidade do gerenciamento de usuários, incluindo suas permissões de acesso e escrita nesses arquivos.

IV. O sistema de arquivos NTFS é um sistema que funciona por meio de uma espécie de tabela que contém indicações de onde estão as informações de cada arquivo. Não trabalha diretamente com cada setor, mas sim com um grupo de setores. Esse grupo é chamado de cluster (ou unidade de alocação). Se, por exemplo, um disco com setor de 512 bytes, tiver 5 KB de tamanho, ele terá 10 setores e 5 clusters, se cada cluster ocupar dois setores. Sendo assim, quando o NTFS precisar acessar um determinado setor, primeiro ele descobre em qual cluster ele se encontra.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
No Sistema Operacional Linux, para recuperar-se um BackUp criado com o comando TAR, deve-se utilizar a opção

Com relação aos comandos utilizados para organização e manipulação de diretórios e arquivos no Sistema Operacional Linux, as permissões dos arquivos podem ser definidas com o uso do comando chmod. Para um arquivo que inicialmente está com as permissões -rwxrwxrwx, é correto afirmar que, ao se executar o comando chmod 755 nome_do_arquivo para o referido arquivo, as suas permissões

Nos sistemas operacionais, um processo é a forma de representar um programa em execução. É o processo que utiliza os recursos do computador para a realização das tarefas para as quais a máquina é destinada. Com relação aos processos do Linux, o comando

Analise as seguintes afirmações relacionadas aos clusters:
 
I. Em um cluster de processamento paralelo, cada vez que este recebe uma tarefa para executar, já previamente preparada para rodar em processamento paralelo, o cluster divide os pedaços da tarefa para cada uma das máquinas realizar. Dessa forma, com várias máquinas trabalhando ao mesmo tempo em uma única tarefa, o tempo necessário para executá-la torna-se consideravelmente menor.

II. Com o Windows Server 2003, Web Edition, combinando até 32 servidores, é possível montar clusters de balanceamento de carga de rede para fornecerem desempenho e alta disponibilidade a serviços e aplicativos baseados em TCP e UDP.

III. Cada rede que conecta os nós de um cluster deve ser configurada como sub-redes IP independentes. Os números de sub-redes IP para as redes que conectam os nós de cluster devem ser complementares. Se um nó de cluster possui vários adaptadores conectados à mesma rede de cluster, todos os adaptadores serão utilizados pelo serviço cluster.

IV. O cluster de disponibilidade funciona como um gerenciador de tarefas. Todas as máquinas trabalham em conjunto e a distribuição de tarefas é feita de tal forma que os processadores estão sempre trabalhando com o máximo de disponibilidade.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.