TI - Gestão e Governança de TI
Com o propósito de produzir software com qualidade, segundo o CMM, a Garantia de Qualidade de Software (SQA) tem o objetivo de
Analise as seguintes afirmações relacionadas ao CMM nível 2:

I. O CMM nível 2 dá ênfase para a criação e manutenção de modelos de desenvolvimento e tem sua atividade de controle de qualidade da parte funcional do sistema orientada por casos de uso.

II. No CMM nível 2, o Planejamento de projeto de software compreende a elaboração de estimativas para o trabalho a ser realizado, o estabelecimento de compromissos necessários e a definição de planos para a realização do trabalho.

III. No CMM nível 2, o Gerenciamento de configuração do projeto de software compreende o acompanhamento e a revisão das realizações do projeto de software e dos resultados obtidos em relação às estimativas, aos compromissos e aos planos documentados, ajustando esses últimos às reais realizações e resultados.

IV. No CMM nível 2, deve ser criado um plano documentado para o projeto de software, conforme definido na área-chave de processo Planejamento de projeto de software, que será utilizado como base para acompanhamento das atividades de software, para comunicação da situação do projeto e revisão dos planos.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Considere as especificações abaixo.

Padrões de Desempenho e Qualidade

A Empresa X compromete-se a prestar os SERVIÇOS, considerando cada um dos circuitos que o integram, com base nos seguintes parâmetros de qualidade:

I. disponibilidade do circuito.

II. prazo de entrega do circuito.

III. taxa de entrega de quadros no caso do SERVIÇO contratado ser o Serviço Frame Relay.

IV. taxa de perda de pacotes, no caso do SERVIÇO contratado ser de acesso à Internet ou, ainda, de rede corporativa baseada no protocolo IP (VPN IP).

V. latência, no caso do SERVIÇO contratado ser de acesso à Internet ou, ainda, de rede corporativa baseada no protocolo IP (VPN IP).

As especificações são uma representação parcial do conteúdo típico de

No contexto do ITIL, considere as três especificações de processo abaixo.
 
I. processo que visa otimizar a capacidade da infraestrutura de TI, serviços e suporte para prover, a custo efetivo, um nível de disponibilidade que permita ao negócio atender seus objetivos.

II. processo de gerenciamento dos recursos - organizacionais, técnicos e humanos - que logicamente ordenados, garantam a manutenção dos serviços que suportam os negócios da organização, dentro de níveis de serviço acordados, incluindo o suporte mínimo necessário para a continuidade das operações no caso de uma interrupção.

III. processo de monitoração, análise e planejamento do efetivo uso dos recursos computacionais, visando definir e estabelecer uma metodologia apropriada para o acompanhamento e projeção da utilização dos recursos computacionais, incluindo os meios de transmissão de dados e a especificação das métricas e condições ótimas de operação destes recursos.
 
Tais especificações inserem os processos, respectivamente, em
São exemplos no contexto da disciplina tática e da disciplina operacional no ITIL, respectivamente: