História

Entre 1945 e 1964, a trajetória democrática vivida pelo Brasil foi marcada por sucessivas crises, algumas das quais de elevada dramaticidade. Em 1954, por exemplo, o país foi surpreendido com o desfecho inédito de um desses momentos de crise pronunciada, que foi:


Duas superpotências, EUA e URSS, disputaram o poder mundial nas décadas que se seguiram ao fim da Segunda Guerra. O sistema bipolar de poder mundial caracterizou-se, por muitos anos, pelo confronto indireto entre elas, gerando o cenário conhecido como Guerra Fria. Entre 1989 e 1991, esse quadro deixou de existir com


Iniciada em 1985, a redemocratização política do Brasil conviveu durante algum tempo com sérios problemas econômicos, de que seriam exemplos o baixo índice de crescimento, a inflação descontrolada e a elevada dívida externa. Sucessivos planos econômicos falharam na tentativa de estabilizar a economia brasileira, o que foi conseguido a partir de 1994 com o Plano


Entre 1945 e 1964, o Brasil conheceu difícil e complexa experiência democrática, cujo epílogo foi o golpe de estado que derrubou o governo Goulart. Após duas décadas de regime autoritário, inicia-se nova fase democrática que tem na Constituição de 1988 seu marco jurídico-político. Relativamente à trajetória histórica do Brasil contemporâneo, assinale a opção correta.


            O processo histórico que levou à substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico pelo fabril constituiu a Revolução Industrial. Revolucionário pelas transformações que provocou na sociedade, o advento das máquinas, por exemplo, criou a base de um desenvolvimento material até então desconhecido pela humanidade. Impulsionadas por pesquisas científicas, as indústrias passaram a pôr à disposição da população uma infinidade de equipamentos que modificaram drasticamente não só seu cotidiano, mas também a maior parte das relações sociais.

José Jobson de A. Arruda e Nelson Piletti. Toda a história. São Paulo: Ática, 2001, p. 238 (com adaptações).

Com o auxílio das informações do texto acima, julgue o item seguinte, concernente ao significado histórico da Revolução Industrial.

O conceito de Revolução Industrial não se restringe aos aspectos econômicos ou meramente materiais; além desses, ele envolve um profundo e denso processo de transformações que atinge a sociedade nos mais diversos campos, fazendo desse acontecimento um dos marcos simbólicos essenciais da fundação do mundo contemporâneo.