Quantis (mediana, quartil, decil, percentil) e Interpolação linear da Ogiva

Considere o histograma da variável X.


O valor da mediana de X é

O histograma de freqüências absolutas, abaixo, demonstra o comportamento dos valores arrecadados de um determinado tributo, no ano de 2005, em uma região a ser analisada:



Observação: Considere que todos os intervalos de classe do histograma são fechados à esquerda e abertos à direita.

Utilizando as informações contidas neste histograma, calculou-se a média aritmética destes valores arrecadados, considerando que todos os valores incluídos num certo intervalo de classe são coincidentes com o ponto médio deste intervalo. Também calculou-se a mediana de tais valores pelo método da interpolação linear. Então, o módulo da diferença entre a média aritmética e a mediana é igual a

Considere a tabela de frequências relativas abaixo, que mostra a distribuição dos valores arrecadados, em 2008, sobre determinado tributo, referente a um ramo de atividade escolhido para análise. Sabe-se que:

I. As frequências absolutas correspondem às quantidades de recolhimentos, sendo as frequências relativas do segundo e terceiro intervalos de classe iguais a x e y, respectivamente.

II. A média aritmética da distribuição, valor arrecadado por recolhimento, é igual a R$ 3.350,00 (valor encontrado considerando que todos os valores incluídos num certo intervalo de classe são coincidentes com o ponto médio deste intervalo).



Utilizando o método da interpolação linear, tem-se que o valor da respectiva mediana é

Considere a tabela de frequências seguinte correspondente a uma amostra da variável X. Não existem observações coincidentes com os extremos das classes.


Assinale a opção que corresponde à estimativa do valor x da distribuição amostral de X que não é superado por cerca de 80% das observações.

O empenho em analisar o surgimento do comércio virtual estende o alcance e a importância do remanejamento dos quadros funcionais. O cuidado em identificar pontos críticos no aumento do diálogo entre os diferentes setores produtivos facilita a criação das direções preferenciais no sentido do progresso. Por outro lado, a necessidade de renovação processual apresenta tendências no sentido de aprovar a manutenção de alternativas às soluções ortodoxas.
A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com o desenvolvimento contínuo de distintas formas de atuação garante a contribuição de um grupo importante na determinação dos paradigmas corporativos. Tendo em vista, o acompanhamento das preferências de consumo não pode mais se dissociar das diretrizes de desenvolvimento para o futuro.