Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 31 questões

Questão anulada

A depuração renal constitui um marcador sensível e específico da função renal e é definida como o volume de plasma depurado de uma determinada substância pelos rins por unidade de tempo. Um paciente admitido em um hospital apresentou os seguintes resultados laboratoriais: Creatina urinária = 1,35mg/mL, Creatinina plasmática = 1 mg/dL e volume de urina por minuto = 1 mL/min. O valor de depuração renal de creatinina para esse paciente é igual a

Uma paciente de 65 anos, obesa, diabética com hipertensão, passou por consulta trimestral de rotina com o clínico. Na consulta, foram solicitados diversos exames laboratoriais. Entre os resultados encontrados, um dos achados laboratoriais que chamou a atenção do médico foi a elevação na creatinina sérica, cujo resultado da dosagem foi igual a 2,1 mg/dL (valores de referência para mulheres estão entre 0,6 e 1,2 mg/dL). Sobre a creatinina e suas aplicações clínicas, assinale a alternativa correta.
Analise o texto a seguir.
 
“(X) é importante para diferenciação entre azotemia pré- renal e a renal. Na primeira situação, (X) tem um aumento mais expressivo que (Y). Isso é explicado porque o rim, em situação de desidratação e hipovolemia, reabsorve mais (X), na tentativa de concentrar mais o interstício medular renal e com isso formar uma urina mais concentrada, e assim, perder menos água corporal.”
 
Respectivamente, (X) e (Y) referem-se a
A função renal pode ser avaliada por meio de exames laboratoriais de sangue e urina. Sobre esses exames, assinale a alternativa correta.
Uma paciente de 63 anos, diabética diagnosticada há 10 anos, com alimentação rica em sódio e gorduras, começou a apresentar sinais de cansaço, poliúria, muita sede e desmaios. O cardiologista desconfiou de problemas na função renal e solicitou alguns exames. A dosagem da creatinina foi de 3,5 mg/dL e o Índice de Filtração Glomerular (IFG) foi de 55 ml/min/1,73 m2. Sobre a função renal e os testes laboratoriais utilizados em sua avaliação, assinale a alternativa INCORRETA.