Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 41 questões

Na auditoria da Empresa Gama, você identificou que a empresa vem atravessando sérias dificuldades financeiras e que a possibilidade de continuar operando depende de uma série de eventos. A diretoria da Gama entende que uma ressalva no relatório do auditor seria um “atestado de óbito” e, dessa forma, elaborou nota explicativa detalhando a situação, incluindo o plano para se manter em operação, que pode ser factível, desde que a empresa obtenha sucesso nas medidas que vem adotando. Como sócio responsável técnico pelo trabalho você está preparando a minuta do relatório para ser discutida com o sócio de controle de qualidade (revisor independente) em conformidade com as normas NBC TA 570, 705 e 706. Qual o tipo de relatório que deve ser emitido?
No tocante a responsabilidade pela avaliação da capacidade da entidade de manter sua continuidade operacional, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
 
I - Algumas estruturas de relatórios financeiros contêm uma exigência explícita para que a administração faça uma avaliação específica da capacidade de continuidade operacional e normas referentes a assuntos a serem considerados e divulgações a serem feitas em relação à continuidade operacional.
 
II - As exigências detalhadas sobre a responsabilidade da administração de avaliar a capacidade de continuidade da entidade e as correspondentes divulgações às demonstrações contábeis também podem ser definidas em lei ou regulamento.
 
III - Em outras estruturas de relatórios financeiros, pode não haver exigência explícita para que a administração faça uma avaliação específica da capacidade de continuidade operacional. Porém, considerando que o pressuposto de continuidade operacional é um princípio fundamental na elaboração de demonstrações contábeis, a elaboração das demonstrações contábeis requer que a administração avalie a capacidade de continuidade operacional da entidade, mesmo se a estrutura de relatório financeiro não incluir uma exigência explícita para isso.
 
Estão certos os itens:
Conforme a NBC TA 570 – Continuidade Operacional, os objetivos do auditor independente são, EXCETO:
Quanto ao pressuposto de continuidade operacional, existem eventos ou condições na área financeira que, individual ou coletivamente, podem levantar dúvida significativa da continuidade da entidade. Acerca desses eventos ou condições, identifique aqueles que podem levantar essas dúvidas e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
 
1. Patrimônio líquido negativo (passivo a descoberto).
2. Fluxos de caixa operacionais negativos indicados por demonstrações contábeis históricas ou prospectivas.
3. Prejuízos operacionais significativos ou deterioração significativa do valor dos ativos usados para gerar fluxos de caixa.
4. Atraso ou suspensão no pagamento de dividendos.
5. Mudança nas condições de pagamento imposta pelos fornecedores, de compras a prazo para pagamento à vista.
 
Estão CERTOS os itens:
Como procedimento de auditoria, você discutiu com a administração a avaliação que fazem de eventual risco de descontinuidade das operações. A administração ressalta que essa avaliação não avança para além do final do exercício subsequente ao objeto de sua auditoria. A análise independente feita pela auditoria não constata a existência de incerteza significativa num horizonte de doze meses. Na emissão do relatório do auditor independente, sobre continuidade, na seção relativa ao parágrafo de ênfase, o auditor: