Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 131 questões

A construção de competências no âmbito da educação escolar está relacionada com o saber-fazer, de maneira que o indivíduo seja capaz de agir de forma determinada e eficiente diante das circunstâncias às quais é exposto.
 
Relacione os conteúdos responsáveis pela construção das competências, listados a seguir, às suas respectivas definições.
 
1. Atitudinais
 
2. Procedimentais
 
3. Conceituais
 
(  ) Estão relacionados com a formação de valores a partir da informação recebida, a fim de que possa intervir na realidade a qual pertence. Aprender a viver juntos aprendendo a ser.
 
(  ) Associam-se à construção de capacidades intelectuais relacionadas à operação de símbolos, imagens, ideias e representações. Aprender a conhecer.
 
(  ) Referem-se à construção de instrumentos para analisar os resultados obtidos e os mecanismos que são colocados em ação para alcançar as metas propostas. Aprender a fazer.
 
Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.
Leia o fragmento a seguir.
 
“Trabalhar com competências é também abordá-la em suas múltiplas dimensões. Assim, a dimensão _______________ refere-se à relação que o indivíduo mantém com as pessoas que o cercam, à forma de se comunicar com elas, de considera-las, etc. Já a dimensão ______________ refere-se à relação que a pessoa mantém com ela mesma: seu autoconhecimento, sua autoestima, eu autocontrole, etc. Já a dimensão profissional está relacionada ao âmbito do trabalho no qual a pessoa trabalha e se desenvolve. E a dimensão ________________ refere-se à relação da pessoa com a sociedade em que vive.”
 
Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
Assim mesmo, a constante divulgação das informações representa uma abertura para a melhoria das diversas correntes de pensamento.
Por conseguinte, o acompanhamento das preferências de consumo apresenta tendências no sentido de aprovar a manutenção dos paradigmas corporativos. Nunca é demais lembrar o peso e o significado destes problemas, uma vez que a complexidade dos estudos efetuados estimula a padronização dos modos de operação convencionais. Não obstante, o aumento do diálogo entre os diferentes setores produtivos faz parte de um processo de gerenciamento do impacto na agilidade decisória.
Segundo Vasconcelos (2006), quando da elaboração do projeto de curso, o professor deve ter a lucidez de que os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula não devem ficar limitados aos conceitos, informações etc. Para que se tenha uma formação integral dos alunos é necessário articular este trabalho com o conhecimento – que é fulcral e até definidor da especificidade da contribuição da escola neste processo educativo – com outras dimensões, a saber, o desenvolvimento de habilidades e a criação de atitudes favoráveis. Considere o trecho dado e os três tipos de conteúdos: conceitual, procedimental e atitudinal. Informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
( ) Conteúdo conceitual: abrange conhecimento dos fatos, princípios, leis, saberes, ideias, imagens esquemas, informações. Dimensão: “saber”.
 
( ) Conteúdo atitudinal: abrange o domínio de habilidades (savoir faire), competências, aptidões, procedimentos, destrezas, capacidades, método de pesquisa, desenvolvimento de operações mentais, hábitos de estudo. Dimensão: ”saber fazer”.
 
( ) Conteúdo procedimental: abrange o envolvimento, interesses, postura, valores, posicionamento, convicções, preocupações, normas, regras, vontades. Dimensão: “ser/saber ser”.