Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 124 questões

Recentemente, a margem de lucro das empresas tem diminuído, mas os subsídios concedidos pelo governo têm crescido. Mantido tudo o mais constante, o efeito combinado dessas duas variáveis é

(PIB = Produto Interno Bruto e PNB = Produto Nacional Bruto)

Na economia brasileira têm crescido, recentemente, os salários do mercado de trabalho e os subsídios concedidos pelo governo a diversos setores da economia. Ceteris paribus, o efeito desses dois fatores, sem ambiguidade, é de
Sendo dada a seguinte matriz de insumo-produto para um país em um determinado ano:
 
SETORES Agricultura Indústria Comércio
Demanda
final
VBP
Agricultura 60 140 10 x ?
Indústria 110 140 50 y ?
Comércio
120
70 10 z ?
Importações 50 50 100    
Remun. Trabalho 60 140 150    
Remun. Capital 100 160 200    
VBP ? ? ?    
 
Os valores de x, y e z são, respectivamente:
Tendo como referência os conceitos essenciais da ciência econômica, julgue o item a seguir.

As despesas das agências reguladoras com pessoal inativo integram a renda pessoal, mas não são contabilizadas no Produto Nacional Bruto (PNB) do Brasil.
Texto para o item

A teoria econômica divide seus estudos sob os ângulos micro e macro. Em termos gerais, à microeconomia cabe a análise dos mercados nos quais as famílias e as empresas estão inseridas, via, entre outros meios, o entendimento da oferta e da demanda, dos mecanismos de formação de preços e das estruturas de mercado; à macroeconomia cabe o estudo dos agregados, e, para isso, entre outros temas, ela trabalha com o da inflação e das políticas fiscal e monetária, com a contabilidade social ou nacional, preocupando-se com a medição desses agregados.

À luz do texto apresentado, julgue o item a seguir, relativo à macroeconomia.

No sistema de contas nacionais, há identidade entre o conceito de produto nacional líquido, a preços de mercado, e o de renda nacional. Ao se descontar desta os tributos diretos líquidos, obtém-se a renda pessoal disponível.