Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 132 questões

A provisão para créditos de liquidação duvidosa consiste em um valor provisionado no final de cada exercício social para cobrir, no exercício seguinte, perdas decorrentes do não recebimento de direitos da empresa. O valor da provisão é obtido mediante a aplicação de um percentual sobre os direitos existentes na época do levantamento do Balanço. As contas que devem servir de base para o cálculo dessa provisão são as que registram os direitos provenientes de vendas a prazo de mercadorias, produtos e serviços (RIBEIRO, 2012). Essas contas são denominadas:
O responsável pela contabilidade de uma empresa incorreu em um erro no reconhecimento da provisão para créditos de liquidação duvidosa, não reconhecendo o percentual estimado para a inadimplência na conta Clientes.

Antes que qualquer ajuste de regularização seja efetuado, esse erro gera, no patrimônio da empresa, o seguinte efeito:
A recuperação de créditos considerados incobráveis em períodos anteriores gera um
Uma empresa calcula que 4% das suas vendas a prazo não serão liquidadas por seus clientes e, então, em 31/12/2013 fez uma estimativa para perdas no recebimento de créditos duvidosos (PRCD) no valor de R$ 5.000,00. Em janeiro de 2014, um cliente desta empresa, que devia R$ 2.000,00, tornou-se incobrável. De acordo com essas informações, assinale a alternativa correta em relação a qual lançamento contábil deve ser feito em janeiro de 2014, considerando que a perda já havia sido estimada.
Com relação aos conceitos básicos da contabilidade geral, julgue o item que se segue.
 
O saldo da conta de provisão para devedores duvidosos e da conta de exaustão acumulada, contas retificadoras, deve ser credor.