Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 156 questões

A teoria de Jean Piaget é a base do Construtivismo Interacionista e considera a inteligência, a aprendizagem e a construção do conhecimento. Acerca disto, assinale o pressuposto que contradiz esta teoria.
Em O Educador e a Moralidade Infantil: uma visão construtivista, Telma Pileggi Vinha afirmou que:

“Se a moral é construída a partir da vivência diária, das interações entre as pessoas e das experiências com as situações em que se desenvolvem os julgamentos e a consciência das regras e leis, é preciso que o educador….”

Assinale a alternativa que completa o pensamento da autora.
Com relação à avaliação, julgue o item que se segue.

De acordo com a pedagogia construtivista, os conhecimentos adquiridos pelos alunos devem ser repetidos nas provas e testes, respeitando-se as formas de interação dos alunos com o conhecimento.
INSTRUÇÃO: Leia o texto abaixo para responder à questão relativa às bases psicológicas do ensino-aprendizagem.
 
De suas pesquisas, [...] elabora algumas categorias para compreender o processo de desenvolvimento humano, sendo a equilibração uma categoria fundamental. Para o autor, todo organismo vivo precisa viver em equilíbrio com o meio ambiente [...]. Este ambiente possibilita situações novas, desafiadoras e conflitantes ao indivíduo causando-lhe desequilíbrios, que são necessários para o avanço do seu desenvolvimento. Diante de um conflito (nova tarefa, novo objeto a ser conhecido ou nova palavra a ser aprendida), o indivíduo se desequilibra e, para reequilibrar-se, lança mão de alguns mecanismos fundamentais [...]. Dentre esses mecanismos, encontra-se a assimilação que se manifesta quando o organismo, sem se alterar, procura significado, a partir de experiências anteriores, para compreender um novo conflito. [...] um segundo mecanismo natural do indivíduo é o da acomodação, no qual o organismo tenta restabelecer o equilíbrio com o meio através de sua transformação [...]. Vale frisar que os processos de assimilação e acomodação, embora diferentes, ocorrem simultaneamente na resolução dos conflitos apresentados pelo ambiente em decorrência da interação do indivíduo com o mundo dos objetos.
 
(VIOTTO; PONCE; ALMEIDA. As compreensões do humano para Skinner, Piaget, Vygotsky e Wallon: pequena introdução às teorias e suas implicações na escola. In Revista Psicologia da Educação. n.º 29. São Paulo, Dezembro, 2009.)
 
Um educador que fundamenta sua prática na referida teoria de aprendizagem tende a adotar perspectivas pedagógicas caracterizadas como
Jean Piaget (1896-1980) desenvolveu estudos psicogenéticos objetivando compreender como o ser humano conhece o mundo (material e simbólico) e descobrir quais seriam os mecanismos cognitivos utilizados pelo homem para conhecer este mundo. Sobre o teórico e seus estudos, analise as afirmativas abaixo.
 
I. Piaget desenvolveu suas pesquisas iniciais em biologia, mas suas preocupações com o conhecimento levaram-no diretamente à psicologia, que é de onde, por meio de pesquisas experimentais, construiu sua teoria do desenvolvimento cognitivo.
 
II. A teoria piagetiana não se propõe a construir a unificação entre a biologia e a epistemologia, e nesta empreitada constrói uma teoria científica do conhecimento que integra os fenômenos cognitivos ao contexto da adaptação do organismo ao meio. Piaget é um dos representantes das ciências naturais.
 
III. A teoria piagetiana preocupa-se em compreender a gênese (origem) e a evolução do conhecimento humano e, diante desse objetivo, procura identificar quais são os mecanismos utilizados pela criança para conhecer o mundo.
 
Assinale a alternativa correta