Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 35 questões

Deputado estadual apresentou projeto de lei dispondo sobre o aumento da alíquota de um imposto estadual, como meio de auxiliar as finanças do Estado. Considerando a proximidade do recesso parlamentar de final do ano e, de outro lado, a necessidade de que o projeto seja rapidamente aprovado para que a nova alíquota seja aplicada no ano seguinte, o Presidente da Assembleia Legislativa e o Governador do Estado debatem sobre a possibilidade de ser convocada sessão extraordinária para que o referido projeto seja colocado em votação. Considerando a Constituição do Estado de Pernambuco,
Projeto de lei de iniciativa de Deputado Estadual, já aprovado pela Assembleia Legislativa, foi encaminhado para sanção do Governador, que, no entanto, decidiu vetar integralmente o projeto, por motivo de inconstitucionalidade, sob o fundamento de que somente o Chefe do Poder Executivo poderia propor projeto de lei sobre a matéria. Nessa situação e de acordo com a Constituição do Estado de Pernambuco,
O Tribunal de Justiça de Pernambuco, considerando o crescente número de processos que lhe são submetidos e tendo em vista a necessidade de que sejam concluídos com celeridade, editou Resolução pela qual:
 
I. Criou 100 cargos de juiz de direito, a serem providos no ano subsequente.
 
II. Aumentou os vencimentos dos servidores dos serviços auxiliares.
 
III. Decidiu abrir concurso público para provimento dos cargos necessários à Administração da justiça, exceto os de confiança, assim definidos em lei.
 
A Resolução do Tribunal de Justiça é compatível com a Constituição do Estado de Pernambuco no tocante em
Segundo a Constituição do Estado de Pernambuco, Artigo 14. Compete exclusivamente à Assembleia Legislativa, EXCETO:
Referente à Constituição do Estado de Pernambuco, Capítulo II, do Poder Legislativo em seu 7º artigo estabelece que a Assembleia Legislativa reunir-se-á, anualmente, na Capital do Estado no seguinte período: