Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 11 questões

Sobre a caracterização do Brasil após 1964 e o período que corresponde à Ditadura Militar brasileira, é correto afirmar que:
Presidente da República que baixou (assinou) o Ato Institucional nº 5 (AI-5):
Ato Institucional nº 5 de 13 de dezembro de 1968
 
Art. 10 – Fica suspensa a garantia de habeas corpus, nos casos de crimes políticos, contra a segurança nacional, a ordem econômica e social e a economia popular.
 
Art. 11 – Excluem-se de qualquer apreciação judicial todos os atos praticados de acordo com este Ato Institucional e seus Atos Complementares, bem como os respectivos efeitos.
 
Disponível em: http://www.senado.gov.br. Acesso em: 29 jul. 2010.
 
O Ato Institucional nº 5 é considerado por muitos autores um “golpe dentro do golpe”. Nos artigos do AI-5 selecionados, o governo militar procurou limitar a atuação do Poder Judiciário, porque isso significava
A ditadura militar teve a duração de 21 anos, de 31 de março de 1964 a 15 de março de 1985. [...] Foi o mais longo período de supressão das liberdades políticas na história republicana do Brasil.

Revista Atualidades. São Paulo: Abril, edição 18, 2o sem. 2013, p.110.

O ano de 1968 foi um ano emblemático desse período porque nesse ano aconteceu o seguinte conjunto de episódios:
Acerca do regime civil-militar (1964-1985), julgue (C ou E) o item subsequente.
 
A Constituição de 1967 incorporou a doutrina de segurança nacional à medida que inseriu, em seu texto, as principais determinações dos atos institucionais e dos atos complementares anteriores, atribuindo à União a organização das forças armadas e o planejamento e a garantia da segurança nacional, sendo esta também de responsabilidade de todos os cidadãos.