Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 154 questões


Quanto ao conforto lumínico, consideram-se os seguintes valores médios, em lux: entre 100 e 200, baixa iluminância; entre 300 e 500, média iluminância; entre 500 e 1000, alta iluminância. Tarefas visuais muito especiais, como, por exemplo, cirurgias, necessitam de valores que podem atingir até 20.000 lux (NBR 5413).

Com base nessas informações, julgue o item a seguir.

Considere que, em determinado projeto de arquitetura, haja uma circulação, sem iluminação natural, que dê acesso às salas administrativas, iluminadas por meio de um grande pano de vidro. Nessa situação, os projetos de instalações devem considerar a iluminação natural - 150 lux na circulação e 200 lux nos escritórios - no cálculo do iluminamento.
Com relação aos conceitos e técnicas fundamentais referentes ao conforto luminoso, assinale a alternativa correta.
É claro que a complexidade dos estudos efetuados nos obriga à análise dos relacionamentos verticais entre as hierarquias. Desta maneira, o surgimento do comércio virtual promove a alavancagem do levantamento das variáveis envolvidas. O que temos que ter sempre em mente é que a competitividade nas transações comerciais agrega valor ao estabelecimento do sistema de formação de quadros que corresponde às necessidades. A nível organizacional, a constante divulgação das informações auxilia a preparação e a composição dos conhecimentos estratégicos para atingir a excelência. O incentivo ao avanço tecnológico, assim como a mobilidade dos capitais internacionais facilita a criação do impacto na agilidade decisória.
No livro "Em busca de uma arquitetura sustentável para os trópicos", Corbela & Yannas (2010) afirmam que o projeto de iluminação elétrica deve integrar-se às condições de iluminação natural do edifício projetado. Seguindo essa ideia, analise as estratégias para uma boa iluminação natural em um edifício:

I.  Organização dos espaços interiores compatível com a forma e a melhor orientação.

II.  Estudo da geometria e cores das superfícies internas, para conseguir uma distribuição heterogênea da luz no exterior do edifício.

III.  Conhecimento das propriedades térmicas e lumínicas dos materiais transparentes utilizados.

IV.  Decisão sobre controle da iluminação, passivo ou ativo, manual ou computadorizado.

Quais estão corretas?
Questão anulada
 
 
Com referência à interpretação de cartas solares e às cartas solares acima; ao desenho de brises; a ventilação e exaustão; e a iluminação natural e artificial, julgue o item.
 
Sabendo que, do ponto de vista ergonômico, em ambientes de trabalho, um número maior de luminárias com pequenas densidades luminosas é mais eficiente que poucas luminárias com grandes densidades, é correto afirmar que, caso dez luminárias fluorescentes 4 × 40 W sejam substituídas por vinte luminárias de 2 × 40 em um escritório com pé-direito baixo, com o objetivo de diminuir o ofuscamento, não haverá redução do iluminamento.