Conforto Ambiental (Térmico, Acústico e Visual)
A poluição sonora, seja ambiental ou a ocupacional, é uma forma de poluição bastante disseminada nas sociedades industrializadas e é causa de perdas auditivas em adultos e crianças. Acarreta também comprometimentos não auditivos que afetam a saúde física geral e emocional dos indivíduos. Os limites aceitáveis de ruído considerados nas normas ABNT no 10.151 variam
entre 40 e 65 dB, conforme localização e horário.

Os limites de tolerância do ouvido humano para ruído variam de acordo com a intensidade e o tempo de exposição, sendo que esta começa a ser lesiva a partir de 85 dB.

A PAIR − Perda Auditiva Induzida por Ruído é uma patologia progressiva, diretamente relacionada com a exposição ao ruído e de caráter permanente. Portanto, a forma mais eficaz para se proteger desta doença seria a prevenção.

Considere as afirmativas abaixo, sobre uma seleção correta de ações de Monitoramento Ambiental, como parte integrante de um programa de conservação auditiva em áreas urbanas.
I. Ações a serem implantadas: redução do ruído ambiental com aumento da fiscalização, redução da dose de exposição e utilização de equipamento de proteção individual.

II. Ações a serem implantadas: medidas administrativas, legislativas, educativas e de informação, além de avaliação do processo.

III.
Ações a serem implantadas: avaliação ambiental do ruído − áudio-dosimetria do ruído com alarme a partir de 85 dB e audiometria (avaliação da audição de pessoas) em amostras da população sob influência do ruído.
Está correto, em termos de ações de Monitoramento Ambiental, o que se afirma SOMENTE em

Em certas regiões, a refrigeração de ambientes é indispensável para o conforto térmico dos usuários. Com relação a sistemas de ar condicionado, julgue o item a seguir.

Para a manutenção das condições de conforto térmico, o fator de calor latente depende das quantidades de calor sensível e de calor latente a serem retiradas de um ambiente condicionado.

A respeito dos sistemas de certificação de sustentabilidade, julgue o item.

Para equacionar o problema da iluminação natural dos edifícios, devem-se relacionar de forma adequada variáveis tais como brilho da abóbada celeste, percepção, exigências funcionais, configuração dos ambientes e materiais empregados.
A respeito dos sistemas de certificação de sustentabilidade, julgue o item.

Por deixar a radiação solar atravessar sua superfície, o vidro, em uma edificação, contribui para a economia de energia. Devido a sua propriedade, o vidro absorve energia luminosa que, no interior da edificação, se transforma em calor que é liberado para o meio externo, mantendo, assim, uma temperatura amena no interior da edificação.