Concorrência monopolística
A determinação dos preços dos bens e dos fatores de produção é influenciada pelo ambiente de mercado vigente. Torna-se, então, necessário examinar as estruturas de mercados em que as decisões de oferta e demanda são operacionalizadas. A esse respeito, julgue os itens seguintes.

Sabendo que os postos de gasolina usam a locação para diferenciarem seus produtos, fixam o preço no nível do custo marginal e auferem lucros econômicos positivos no curto prazo e nulos no longo prazo, é correto concluir que eles constituem bons exemplos de concorrência monopolística.

A análise das estruturas de mercado, tanto competitivas quanto não-competitivas, é fundamental para o entendimento da formação do sistema de preços.

Com relação a esse assunto, julgue o item subseqüente.

Para permanecerem no mercado, as firmas que atuam em concorrência monopolista utilizam práticas de concorrência extrapreço, tais como a diferenciação do produto e o uso de publicidade.
O mercado de concorrência monopolística de um bem ou serviço é caracterizado por apresentar

Em um mercado em concorrência monopolística,
No que diz respeito à economia da concorrência, julgue o item a seguir.

Ocorre posição dominante quando uma empresa ou grupo de empresas controla uma parte significativa do mercado relevante, unicamente, como fornecedor dos produtos comercializados nessa indústria.