Concentração de soluções. Diluição e mistura de soluções. Titulação.
Em junho de 2001, um rapaz de 33 anos de idade foi executado em Indiana, nos Estados Unidos da América, com uma injeção letal, composta de soluções aquosas de tiopentato de sódio, brometo de pancurônio e cloreto de potássio. Ele e um amigo haviam sido condenados, em 1997, pela explosão de uma bomba em um prédio do governo federal em Oklahoma City, com base em depoimentos de testemunhas e na identificação de duas impressões digitais, uma presente em um recipiente que continha nitrato de amônio − o composto utilizado na fabricação da bomba − e outra encontrada na caminhonete que explodiu em frente ao prédio.

Internet: <guiadoestudante.abril.com.br> (com adaptações).

Considerando as informações do texto acima e sabendo que as massas molares do K e do C\ell são, respectivamente, 40 g.mol-1 e 35 g.mol-1, julgue o item a seguir.

Supondo-se que tivessem sido injetados no condenado 50 mL de uma solução letal com concentração de KC\ell igual a 1,6 mol.L-1, é correto afirmar que a massa de sal injetada equivaleria a 6,0 g.
Se preciso, consulte a tabela periódica.
 
Um técnico químico precisa preparar 100 mL de uma solução aquosa que contenha íons Al3+ em concentração igual a 0,1 mol/L. Ele tem disponível para isso o sal Al2(SO4)3.18 H2O. A massa desse sal que o técnico deve utilizar é, em gramas, aproximadamente igual a
Uma solução padrão de permanganato de potássio foi preparada dissolvendo-se 0,471 g de KMnO4 sólido em água, com o volume sendo ajustado a 250,00 mL em balão volumétrico.

A concentração da espécie MnO4 −, em mol/L, nessa solução, é

Dado: M(KMnO4) = 158 g/mol

Um frasco de vidro contendo ácido sulfúrico de pureza analítica apresenta em seu rótulo as seguintes informações:
 
ÁCIDO SULFÚRICO P.A.
Concentração 95,0 % em massa
Densidade a 20 ºC 1,835 g/ml
 
O volume aproximado, em mL, do ácido sulfúrico de pureza analítica necessário para o preparo de 1,0 L de solução aquosa do ácido com concentração 19,2 g/L é
Questão anulada
O sulfato de sódio é um sal muito solúvel em água. Em solução aquosa ele se dissocia por completo em seus íons.

Na dissolução completa de 14,2 g de Na2SO4 em água formando 1,0 L de solução, a concentração de Na+, em mol/L, é

Dados: M(Na2SO4) = 142 mol/L