Conceitos iniciais: Leis de Newton, força, massa, dinamômetro
Ainda assim, existem dúvidas a respeito de como o acompanhamento das preferências de consumo promove a alavancagem da gestão inovadora da qual fazemos parte.
Considerando os princípios da cinemática dos corpos rígidos no espaço, julgue o item seguinte.
 
Se um automóvel de 900 kg de massa que se desloca a uma velocidade de 20 m/s é parado em 3 s, é correto afirmar que ele foi submetido a uma força de frenagem de 6 kN.
Questão anulada
Considerando os princípios da cinemática dos corpos rígidos no espaço, julgue o item seguinte.
 
Quando um objeto cai livremente em direção à superfície da Terra dentro de um ambiente de vácuo, sua aceleração e sua velocidade aumentam.
Um helicóptero de resgate dos bombeiros conseguiu localizar um grupo de excursionistas que se perdeu no interior de uma reserva florestal. O grupo foi localizado em uma pequena clareira existente entre árvores muito altas, o que impedia a descida do helicóptero. O comandante, então, posicionou o helicóptero na vertical, em cima da clareira, para deixar cair de paraquedas, um pacote com material de primeiros socorros.
 
O gráfico a seguir representa como a velocidade do pacote varia em função do tempo, enquanto cai verticalmente, entre o instante em que foi abandonado (t = 0) e o instante T em que chegou ao solo.
 
O trecho I mostra como a velocidade do pacote varia antes de o paraquedas se abrir e os trechos II e III, depois de o paraquedas se abrir.
 
A resultante das forças que atuam sobre o pacote durante a queda é
Um carro se movimenta com velocidade constante de 72 km/h em uma estrada retilínea e horizontal. O motorista, de 70 kg, começa a frear quando avista um sinal de trânsito fechado a 400 m de distância. A aceleração constante imposta ao carro faz com que ele percorra os 400 m e pare no sinal.

Qual é, aproximadamente, em N, o módulo da resultante das forças de interação entre o carro e o motorista durante a frenagem do carro?