Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 158 questões

A figura a seguir, em que as polias e os fios são ideais, ilustra uma montagem realizada num local onde a aceleração da gravidade é constante e igual a g, a resistência do ar e as dimensões dos blocos A, B, C e D são desprezíveis.
 
O bloco B desliza com atrito sobre a superfície de uma mesa plana e horizontal, e o bloco A desce verticalmente com aceleração constante de módulo a.
 
O bloco C desliza com atrito sobre o bloco B, e o bloco D desce verticalmente com aceleração constante de módulo 2a.
 
As massas dos blocos A, B e D são iguais, e a massa do bloco C é o triplo da massa do bloco A. Nessas condições, o coeficiente de atrito cinético, que é o mesmo para todas as superfícies em contato, pode ser expresso pela razão.

Considere uma barra homogênea, retilínea e horizontal fixa em uma de suas extremidades pelo ponto O, e submetida à ação de uma força F\vec F na outra extremidade, no ponto P, conforme mostra a Figura 1.

 

 

A distância entre os pontos O e P vale x, e a ação da força F\vec F gera um torque M1 na barra, em relação ao ponto de fixação.


Dobrando-se a barra, de acordo com a Figura 2, e aplicando-se novamente a mesma força F\vec F no ponto P, um novo torque M2 é gerado em relação ao ponto O.

 

 

Considere que a barra não possa ser deformada por ação da força F\vec F.


Nestas condições, a razão M1M2{ \large M_1 \over M _2} entre os torques gerados pela força F\vec F, nas duas configurações apresentadas, é

Considerando os princípios da cinemática dos corpos rígidos no espaço, julgue o item seguinte.
 
Se um automóvel de 900 kg de massa que se desloca a uma velocidade de 20 m/s é parado em 3 s, é correto afirmar que ele foi submetido a uma força de frenagem de 6 kN.
Questão anulada
Considerando os princípios da cinemática dos corpos rígidos no espaço, julgue o item seguinte.
 
Quando um objeto cai livremente em direção à superfície da Terra dentro de um ambiente de vácuo, sua aceleração e sua velocidade aumentam.
 
Dois blocos A e B estão sobre uma superfície horizontal sem atrito, como ilustra a figura acima. Aplica-se uma força constante e horizontal de 6N sobre o bloco A que, por sua vez, empurra o bloco B. As massas dos blocos A e B valem, respectivamente, 5kg e 3kg. A aceleração do conjunto, em m/s 2, é