Conceitos em educação infantil
A questão da privacidade da criança na creche é fundamental. Sua individualidade é respeitada quando
Cabe ao Gestor Pedagógico da Escola de Educação Infantil planejar, acompanhar e intervir, quando necessário, na organização do tempo, considerando os direitos das crianças participarem em um contexto acolhedor e promotor do seu conhecimento. Nesta perspectiva, é necessário organizar o tempo
Histórias mirabolantes, fantásticas, contadas por crianças de 3 a 5 anos, ou que não são confirmadas pelos adultos ao redor são muito comuns na vida das crianças. A primeira reação dos pais de crianças dessa idade é: “Mas meu filho não mente… Ele não é disso… O que ele ganharia me contando isso, não faz sentido, só pode ser verdade!”

Quem conhece um pouco mais sobre o desenvolvimento infantil, costuma identificar as histórias fantasiosas e as verdadeiras com mais facilidade.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
Eliseu foi contratado por uma escola de Educação Infantil mantida por uma ONG, partícipe do Programa Fundo do Milênio para a Primeira Infância e que atende crianças em situação de vulnerabilidade social. Ao assumir a função docente, os responsáveis pela ONG solicitaram que Eliseu lesse o livro Cadernos Pedagógicos – volume 2, no qual havia orientações para trabalhar o corpo da criança, seguindo a concepção de que “somos um corpo” e não que “temos um corpo”.
 
Segundo essa obra,
No que se refere às bases psicológicas da aprendizagem, da relação professor e aluno, bem como da educação de adultos, julgue o item a seguir.
 
Os termos professor/estudante e estudantes/professores, formulados por Paulo Freire, significam que todos, no processo de ensino e de aprendizagem, tornam-se sujeitos cognitivos.