Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 142 questões

Julgue o seguinte item, que trata de políticas, planejamento e técnicas de microfilmagem aplicadas aos arquivos.

Denomina-se microfilme de substituição o microfilme que serve à preservação das informações contidas em documentos que são eliminados, tendo em vista a racionalização e o aproveitamento de espaço.
Julgue o seguinte item, que trata de políticas, planejamento e técnicas de microfilmagem aplicadas aos arquivos.

Ao utilizar a técnica micrográfica para preservar documentos históricos, há que se garantir a produção de, pelo menos, três filmes: filme original em sais de prata, matriz a ser reservada para sempre; uma cópia (filme de segunda geração), em prata, positivo, para fazer reproduções; e outra, em prata, diapositivo, para consulta e leitura local.
De acordo com Fod (2001), “a microfilmagem para preservação possui algumas características e benefícios únicos que a distinguem dos muitos tipos de filmagem de fontes documentais definidas nas normas técnicas nacionais. O proposito primário da microfilmagem para preservação é proporcionar substituição para materiais escritos ou impressos sobre papel de baixa qualidade, mais provavelmente que já tenham se tornado quebradiços, de forma que os conteúdos continuarão, para sempre, disponíveis à comunidade de estudiosos e de pesquisa.”
 
A esse respeito, o que distingue a microfilmagem para preservação como um subconjunto especial da microfilmagem de fontes documentais é o(a)
A microfilmagem para preservação implica a produção de três gerações de filme.
 
A seguir estão relacionadas duas delas:
  • negativo matriz, que é o filme que se encontra dentro da câmara no momento da microfilmagem. Ele é duplicado uma vez para produzir a matriz de segurança e, após isto, é mantido em armazenamento ‘arquivístico’ como uma cópia permanente.
  • matriz de segurança ou de impressão, que é uma duplicação feita diretamente a partir do negativo matriz. Ele deve também ser mantido em armazenamento arquivístico e é utilizado para gerar todas as cópias subsequentes.
O outro tipo de filme a ser gerado são as
O resultado do processo de reprodução, em filme, de documentos, dados e imagens, por meios fotográficos ou eletrônicos, em diferentes graus de redução, é denominado