Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 98 questões

Relacione os conceitos de biossegurança listados a seguir, às suas respectivas definições.

1. Esterilização
2. Desinfecção
3. Antissepsia
4. Descontaminação

( ) É a eliminação de microorganismos que contaminaram tecidos do corpo
( ) É a eliminação de microorganismos patogênicos (não esporulados) de um instrumento ou objeto
( ) É a eliminação de todos os microorganismos, patogênicos ou não, presentes em instrumentos ou objetos
( ) É a remoção ou redução de microorganismos de objetos por métodos quimiomecânicos.

Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo
Atenção: Para responder à questão, considere as informações a seguir:
 
Paciente com 41 anos de idade, sexo masculino, queixa-se do aspecto estético da coroa protética no dente 11, confeccionada há cerca de 20 anos. O exame clínico mostra coroa metalocerâmica no dente 11 apresentando infiltração e lesão de cárie secundária. O exame radiográfico mostra fratura do pino metálico na região do terço apical, além de área raciolúcida com bordas delimitadas no ápice do dente 11.
 
A extração do dente 11 deve ser precedida por cuidados com a cadeia asséptica no consultório odontológico, como
 
I. degermação dos antebraços e mãos dos profissionais da equipe de saúde bucal por meio de escovação com solução de clorexidina.
 
II. assepsia do paciente pelo uso de gorro, propés, jaleco e calça descartáveis.
 
III. antissepsia do campo cirúrgico com solução de clorexidina, iniciando pela mucosa e prosseguindo para a pele da região peribucal.
 
IV. desinfecção do equipo odontológico por meio de fricção com álcool 70%.
 
V. esterilização dos instrumentos por processo físico utilizando vapor saturado sob pressão (com temperatura entre 121 °C a 127 °C a 1 atm de pressão) por 30 minutos.
 
A sequência indicada de procedimentos corretos está em
Paciente com 27 anos de idade, sexo masculino, refere ser HIV positivo durante a anamnese e relata ter sido sucessivamente encaminhado a diferentes profissionais de odontologia. Os motivos que levam alguns cirurgiões-dentistas a não mostrarem disposição em atender pacientes com doenças infecciosas incluem
Complete corretamente as lacunas do texto a seguir em relação aos conceitos básicos de terminologias relacionadas às medidas de assepsia e de antissepsia.
 
Medidas de __________ cirúrgica representam o uso de recursos que visam a redução da quantidade de microrganismos que possam contaminar a ferida cirúrgica. Já as medidas de __________ representam o uso tópico de substâncias específicas que diminuem a quantidade de germes na região anatômica, sendo aplicadas em __________. Os desinfetantes são substâncias que podem prevenir a multiplicação de microrganismos capazes de produzir sepse e são usados em __________.
 
A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto acima é
“A _________________ é o conjunto de normas e procedimentos considerados seguros e adequados à manutenção da saúde em atividades de risco de ocorrerem doenças.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.