Conceitos e outros Modelos de Desenvolvimento
O processo de desenvolvimento de software contém três fases genéricas, independentemente do paradigma de Engenharia de Software escolhido. Elas são encontradas em todo desenvolvimento de software. Entre elas, a que focaliza o "o que", na qual o desenvolvedor de software tenta identificar, por exemplo, quais informações têm que ser processadas e quais os critérios de validação são exigidos para se definir um sistema bem sucedido, é a fase de
O processo de desenvolvimento de software contém três fases genéricas independentemente do paradigma de Engenharia de Software adotado. Analise as seguintes afirmações relacionadas a essas três fases genéricas:
 
I. Na fase de definição, que focaliza "o que", a análise do sistema define o papel de cada elemento num sistema baseado em computador, atribuindo, em última análise, o papel que o software desempenhará. Ainda nesta fase, o planejamento do projeto de software está focado na análise dos riscos, nas estimativas, na alocação de recursos e na defi nição das tarefas.

II. Na fase de desenvolvimento, que focaliza "o como", na etapa de realização de testes do software, este é testado para que se possam descobrir defeitos de funcionalidade, lógica e problemas de desempenho. Ainda nesta fase, a etapa de correção está focada nos defeitos encontrados pelo cliente e, se necessário, o software deve ser mudado para corrigir esses defeitos.

III. Na fase de definição, que focaliza "o que", em sua etapa de análise de requisitos a definição do escopo deve ser acrescida de uma especificação detalhada do domínio da informação e da função do software antes que o trabalho se inicie.

IV. Na fase de desenvolvimento, que focaliza "o como", a etapa de projeto de software traduz os requisitos em um conjunto de representações que descrevem a estrutura de dados, a arquitetura e outros procedimentos utilizados para a codificação. Ainda nessa fase, a etapa de melhoramento funcional executa mudanças adaptativas no software e o acréscimo de funcionalidades que oferecerão benefícios ao cliente.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
Um modelo de processo de software é uma representação abstrata de um processo de software.
 
Assinale a opção que identifica um dos modelos de processo de software.

Com relação à melhoria dos processos de software, é correto afirmar:



A figura acima, adaptada de ibm.com/rational, apresenta um conjunto de conceitos abordados na ferramenta RUP (rational unified process), em sua versão 2003.

Considerando essa figura, julgue o item a seguir, acerca dos conceitos de desenvolvimento de aplicações e bancos de dados.

A figura a seguir, obtida de sei.cmu.edu, representa melhor um ciclo de vida de gerenciamento de riscos de projeto de software que um ciclo de vida de desenvolvimento de um produto de software.