Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 61 questões

Julgue o item a seguir, relativo a conceitos e problemas odontológicos.
 
Ao secar-se uma superfície dental descalcificada, de tal forma que os espaços intercristalinos sejam preenchidos por ar, verifica-se grande diferença entre o índice de refração do espaço preenchido com a hidroxiapatita e o dos espaços vazios, o que se deve ao fato de o tecido descalcificado perder sua translucidez e, consequentemente, parecer opaco ao exame clínico.
Com relação ao diagnóstico e tratamento da cárie dentária, julgue o item seguinte.
 
Quando a cárie ultrapassa a junção esmalte-dentina, os túbulos dentinários ficam expostos, o que propicia a difusão de toxinas e bactérias e a reação da polpa, independentemente do fato de a cárie ser de rápida ou de lenta progressão.
A respeito de prevenção da cárie dentária, julgue o próximo item.
 
A probabilidade de perda de um dente tratado de modo invasivo é maior, ao longo do tempo, que a de um dente sadio e pode ser tão alta quanto a de um dente que apresenta lesão de cárie não-tratada.
A respeito de prevenção da cárie dentária, julgue o próximo item.
 
O termo prevenção da doença cárie não é preciso, uma vez que o processo carioso, como tal, não é prevenido. Na verdade, o provável resultado mais comum do processo carioso, ou seja, uma lesão cavitada, é que pode ser prevenido ou, na maioria das vezes, adiado.
A respeito de prevenção da cárie dentária, julgue o próximo item.
 
O controle da doença cárie deve ser visto como o tratamento de processos cariosos contínuos e, portanto, de lesões em diferentes estágios de desenvolvimento.