Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 181 questões

Leia as afirmações que tratam de Governança de TI.
 
I. Governança de TI é uma estrutura composta por processos inter-relacionados por meio da qual as organizações dirigem e controlam a gestão da informação, a organização de suporte e as tecnologias a ela associadas, assegurando a máxima agregação de valor aos objetivos de negócio e o correto balanceamento entre riscos e retorno sobre os investimentos.
 
II Governança de TI é de responsabilidade da alta  administração, incluindo Diretores e Gerentes. E uma parte integral da governança da empresa e consiste da liderança, processos e estruturas organizacionais que assegurem que a TI sustente e estenda as estratégias e objetivos da organização.
 
III. Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, minimizar os riscos, ampliar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, reduzir os custos, suportar as melhores decisões e, consequentemente, alinhar TI aos negócios.
 
IV. A implementação da Governança deve levar em conta os aspectos culturais e estruturais da empresa, devido à mudança dos paradigmas existentes.
 
Está correto o que se afirma em:
Leia as afirmações que tratam de Governança de TI.
 
I. A implementação efetiva da Governança de TI só é possível com o desenvolvimento de um framework organizacional específico, além de se considerar os aspectos culturais e estruturais da organização.
 
II. A Governança de TI é apenas uma área de suporte ao negócio e não parte fundamental da estratégia das organizações.
 
III. A chave da governança de TI é integrar ao negócio, avaliar riscos e entregar valor ao cliente.
 
IV. São finalidades da Governança de TI: garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, minimizar os riscos, ampliar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, reduzir os custos, suportar as melhores decisões e, consequentemente, alinhar TI aos negócios.
 
Está correto o que se afirma em:
No que se refere a governança de tecnologia da informação (TI), COBIT, ITIL e PMBOK, julgue o item.

A governança de TI contrapõe-se à ideia de que a área de TI da organização é uma caixa preta. Para tanto, ela orienta a gestão por meio de áreas de domínios relevantes, que podem contribuir na tomada de decisão com transparência quanto a recursos, prazos e prioridades, visando ao alinhamento das estratégias de TI com as estratégias de negócio. As áreas de domínio podem incluir princípios, arquiteturas e infraestrutura de TI, além de aplicações de negócios e estratégias de investimentos e operações.
Com relação aos conceitos de governança de tecnologia da informação (TI), julgue o item a seguir.
 
A governança corporativa de TI envolve a direção e o gerenciamento do presente e do futuro da TI na organização, mas não as políticas e as estratégias de uso da TI.
Sabendo que, para uma melhor gestão e governança de tecnologia da informação (TI), deve-se assessorar a administração do ambiente informatizado, julgue o item a seguir.

Quando o impacto da TI — cujo direcionamento se relaciona ao melhoramento dos processos-chave — é alto nas operações-chave e baixo nas estratégias-chave, o dia a dia do negócio depende da TI, mas seu futuro não.