Conceitos de Ecologia
Com relação à teoria ecológica, julgue o item que se segue.

Considerando que o ecossistema seja representado pela combinação entre a comunidade biótica e o meio abiótico, o conceito de biocenose é equivalente ao conceito de ecossistema.
Com relação à teoria ecológica, julgue o item que se segue.

O conceito de nicho como hipervolume n-dimensional, nicho de Hutchinson, representa simultaneamente a função e o local onde ocorre o organismo ou a espécie.
O estudo do tempo e do clima ocupa uma posição central e importante no amplo campo das ciências ambientais. A respeito desse assunto, julgue o próximo item.

A umidade relativa, medida de umidade do ar mais popularmente usada para indicar a quantidade de vapor de água existente no ar, é facilmente obtida e computada usando-se termômetros de mercúrio de bulbo seco ou de bulbo úmido.
Analise os conceitos a seguir.

I. Conjunto de todos os organismos de uma mesma espécie que habitam determinado espaço em determinado tempo.

II. Conjunto de todas as populações que ocorrem em uma determinada área.

III. É a posição ou papel de um organismo dentro de sua comunidade e ecossistema, como resultante das respectivas adaptações estruturais, reações fisiológicas e comportamento específico (profissão).

Os conceitos I, II e III correspondem, respectivamente,
Na natureza, é comum observar uma paisagem natural ou alterada pelo homem passar por transformações conhecidas como sucessão ecológica. Sobre o tema, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. O processo pelo qual uma espécie aumenta a probabilidade de uma segunda se estabelecer é chamado de facilitação.

II. A inibição de uma espécie pela presença de outra é uma fenômeno comum no contexto da competição e da predação.

III. Muitos fatores determinam a composição de uma comunidade clímax, entre eles, os nutrientes do solo, a umidade, a declividade e a exposição.
 
IV. A sucessão primária é o desenvolvimento de uma comunidade após uma perturbação que deixa alguns organismos no local.

V. A sucessão secundária é o estabelecimento e o desenvolvimento de comunidades em habitats recentemente formados como dunas de areia, fluxos de lava e rochas descobertas.