Conceitos de Desenvolvimento Web
Por que existem tantos tipos diferentes de sistemas de gerenciamento de conteúdo - content management system (CMS)? Se cada peça de informação que é armazenada digitalmente dentro de uma organização pode ser definida como conteúdo, então uma ferramenta de gestão de ativos pode ser considerada como um CMS, da mesma forma que um sistema de gestão eletrônica de documentos também pode ser um CMS. Adicionalmente, cada vendedor de TI enxerga a gestão de conteúdo da perspectiva de seu produto. Combine tudo isso com a realidade do gerenciamento de conteúdo corporativo e perceba que não há apenas uma forma de gestão de conteúdo, mas muitas, de tal forma que elas podem estar buscando esse conteúdo em ativos digitais, documentos, conteúdo web, registros e muito, muito mais.

Internet: <www.contentmanager.eu.com/history.htm> (com adaptações).

A partir do texto acima, que apresenta informações sobre sistemas de gerenciamento de conteúdo, e considerando que, durante o ciclo de vida de um projeto de desenvolvimento de um CMS para um tribunal de âmbito federal, algumas decisões gerenciais e tecnológicas precisaram ser adotadas - entre elas, o uso de portais, com base em tecnologias de portlets e no atendimento a aspectos de acessibilidade -, julgue os itens acerca de conceitos relacionados a tecnologia da informação (TI).

Considere que, como vários sítios web do Poder Executivo federal se mostraram interessados em agregar conteúdo às suas páginas principais, divulgando informações atualizadas sobre a jurisprudência do mencionado tribunal e de outros órgãos do Poder Judiciário federal, o tribunal tenha implantado, na área pública de seu CMS, a oferta de alimentadores de conteúdo por meio da tecnologia RSS. Considere, ainda, que a implementação desse cenário também tenha sido efetuada com sucesso pelos sítios do Poder Executivo. Nessa situação, é correto afirmar que o browser de um usuário de sítio ou portal do Poder Executivo, ao acessar a página principal desse sítio ou portal agregador de conteúdo, estabelecerá, de forma automática e transparente, conexões http com o portal de órgãos do Poder Judiciário, de forma a recuperar arquivos XML com o mime-type application/rss+xml.
Tendo em vista, o desafiador cenário globalizado exige a precisão e a definição das condições financeiras e administrativas exigidas. Todavia, a hegemonia do ambiente político apresenta tendências no sentido de aprovar a manutenção dos modos de operação convencionais.
O desenvolvimento de aplicações com tecnologia Web permite a unificação e a padronização dos sistemas de informações para escopos de intranet e Internet. Tal tecnologia compõe-se majoritariamente de padrões de comunicação e programação abertos, o que assegura ainda alta portabilidade para as aplicações.

Acerca das aplicações com tecnologia Web, julgue o item abaixo.

Do ponto de vista da programação, existem códigos e linguagens diferentes para implementação de scripts de servidor e de cliente.
Em relação à programação para ambiente Web, considere:
 
I. A aplicação WEB é executada num ambiente distribuído, onde cada parte que compõe o programa está localizada em uma máquina diferente. Assim, a parte relativa à interface com o usuário reside na estação do cliente e a parte de acesso aos dados no servidor de banco de dados.

II. Os programas que executam no browser, normalmente, são scripts que têm a capacidade de perceber os eventos causados pelo usuário e responder de forma apropriada. Eles são embutidos no código HTML e o seu código fonte pode ser visualizado pelo usuário, pois não é um código compilado.

III. A Interface CGI explicita como os dados devem ser passados do servidor WEB para o programa e como este deve devolver os dados ao servidor WEB. Além disso, especifica variáveis de ambiente que devem ser criadas pelo servidor e que podem ser acessadas pelo programa.

É correto o que consta em
O CGI, muito utilizado no universo WWW, tem a função de