Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 93 questões

Considerando os conceitos sociológicos de tradição, cultura e norma, julgue o próximo item.
 
O conceito de cultura refere-se tanto aos modos de vida dos membros de uma sociedade quanto aos dos diversos grupos sociais que a constituem.
Uma identidade cultural enfatiza aspectos relacionados a nossa pertença a culturas étnicas, raciais, linguísticas, religiosas, regionais e(ou) nacionais. A nação, composta por representações e símbolos que fundamentam a constituição de dada identidade nacional, além de uma entidade política — o Estado —, é também um sistema de representação cultural. O multiculturalismo é central em nossa época, demarcada por tensões, conflitos e demandas relacionados com as identidades culturais de raça, gênero, religião, etnia, classe social e outras.

Stuart S. Hall. Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília/UNESCO, 2003 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o seguinte item, relativo a identidade cultural e multiculturalismo.
 
A exploração, na escola, de temas relacionados ao multiculturalismo ignora a existência, no Brasil, de preconceitos e estereótipos sociais.
Por ‘herança social’ entende-se o conjunto de crenças, regras, manifestações artísticas e técnicas, tradições, ensinamentos e costumes produzidos e transmitidos no interior de uma sociedade. Todas essas manifestações constituem, especificamente, o que se designa como:
“Herança social” pode definir-se como:
A humanidade tem, ao longo da história, seu desenvolvimento promovido, sobretudo pela ‘herança social’: