Conceitos de Biomedicina
Questão anulada
Aplicou-se uma amostra de sangue numa câmera de Neubauer. Após a sedimentação, as células foram contadas ao microscópio. Sabendo-se que a contagem de leucócitos por quadrante foi de 150, qual o valor total obtido por microlitros de sangue?
O infarto do miocárdio consiste em necrose do músculo cardíaco em decorrência de isquemia. Para avaliação e diagnósticos seguros, são feitas análises de eletrocardiogramas em conjunto com exames bioquímicos para detecção de marcadores cardioespecíficos. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta dois dos marcadores frequentemente avaliados para exames bioquímicos de diagnóstico do infarto de miocárdio:
A incidência de enfermidades relacionadas com os erros inatos do metabolismo não é tão rara na população, e técnicas – como espectrometria de massas – tornaram-se importantes na identificação de biomarcadores que se acumulam no organismo devido a deficiências em determinadas vias metabólicas. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, as informações relativas à fenilcetonúria(FC) e à adrenoleucodistrofia (ALD).
Assinale a alternativa que apresenta o volume necessário de uma solução-estoque de NaCl 4,5% p/v para preparar 5L de uma solução de NaCl a 0,9% p/v.
A técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR) é utilizada amplamente em exames laboratoriais devido a sua exatidão para detecção de doenças infecciosas e hereditárias. Devido a tal fato, desde a década de 90 do século passado, a doença de Chagas tem sido diagnosticada por essa técnica. Assinale alternativa que justifica o uso da técnica de PCR para a diagnose da Doença de Chagas.