Conceitos Básicos de Turismo e de Turista
Questão anulada
O conceito de cluster turístico diz respeito ao(à)
Turistas são indivíduos em viagem para locais fora de sua região de residência, por período mínimo de uma noite, com motivação de negócios ou lazer. De acordo com a Organização Mundial do Turismo, para fins de planejamento estatístico, o período máximo de permanência para ser contabilizado como turista é de:
Em relação ao Turismo, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). 
 
I. O Turismo como ciência e fenômeno social, cultural e econômico, ainda hoje, suscita diversos embates quanto à sua denominação como ciência e, principalmente, quanto à sua definição. 
II. O fenômeno turístico é uma atividade humana baseada em uma séria de disciplinas relacionadas com as ciências sociais e humanas. É um fenômeno vinculado diretamente com o tempo livre e com a cultura do lazer. 
III. Pode ser definido como a teoria e a prática de todas as atividades relacionadas com a atração, prestação de serviços e satisfação das necessidades do turista. 
IV. O Turismo é fundamentalmente um conjunto de técnicas baseadas em princípios científicos que têm como finalidade prestar uma série de serviços à pessoa que dedica seu tempo livre para viajar, convertendo-se em turista ou excursionista. 
Levando-se em consideração os fundamentos do turismo, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.
 
(1) Produto Turístico
 
( 2) Espaço Geográfico
 
(3) Serviço Turístico
 
(4) Oferta Turística
 
(5) Mercado turístico
 
 
( ) é entendido como atividade econômica que cria valor e fornece benefícios para clientes, em tempos e lugares específicos, como decorrência da realização de uma mudança desejada pelo destinatário do serviço. (LOVELOCK; WRIGHT, 2001)
 
( ) é o lugar onde pessoas trocam produtos e serviços com outras, considerando-se sempre a disponibilidade da oferta e a procura pelo bem ou serviço oferecido. O processo de troca e a existência do mercado estão associados a cinco condições essenciais (KOTLER; KELLER, 2006):
 
( ) é o conjunto de atrativos turísticos, serviços e equipamentos e toda infraestrutura de apoio ao turismo de um determinado destino turístico, utilizados em atividades designadas turísticas. (PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO, 2007)
 
( ) o conjunto de atrativos, equipamentos e serviços turísticos acrescidos de facilidades, localizados em um ou mais municípios, ofertado de forma organizada por um determinado preço. (PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO, MTUR 2007)
 
( ) base física na qual tem lugar a conjunção ou o encontro entre a oferta e a demanda, e em que se situa a população residente (que, se não é em si mesma um elemento turístico, é considerada um importante fator de coesão ou desagregação no planejamento turístico). (SEGMENTAÇÃO DO TURISMO E MERCADO, MTUR, 2010)
 
A sequência correta é
É o conjunto de recursos ou atrativos turísticos, distribuídos em um espaço geográfico determinado, que podem estar organizados em forma de consórcios ou outras formas associativas. Esse conjunto de recursos ou atrativos turísticos conduz a formatação de produtos turísticos e roteiros turísticos em uma região. Trata-se do(a)