Conceitos Básicos de Estatística e Álgebra Matricial Aplicados ao Modelo de Regressão Linear
Julgue o item a seguir.

O argumento a favor de regras com feedback assume que a economia pode ser descrita como um conjunto de equações a diferença estocásticas que têm coeficientes que não mudam a cada alteração nas regras com feedback que a autoridade poderia usar.
Uma medida da variabilidade do erro de previsão é o Erro Médio Quadrático (EMQ). Sabendo que EMQ é igual a 9, pode-se afirmar que a estimativa do desvio-padrão do erro de previsão é
O desvio-padrão da demanda de um determinado produto durante 9 semanas é igual a 6, e o tempo de reposição é igual a uma semana. Considerando que a demanda do produto durante o tempo de reposição segue uma distribuição normal, o desvio-padrão da demanda durante o tempo de reposição é
produto período-base (0) período-atual (1)
preço* quantidade** preço* quantidade**
A 4 5 4 10
B 4 5 3 10
C 1 5 4 10
D 3 20 3 40
E 2 10 2 20
 
                                                   * em R$ / unidade          **em unidades

Com base nas informações da tabela acima, relativas a produtos usados na manutenção de um modelo de aeronave, julgue o item a seguir.
 
Considerando-se o índice de quantidades de Laspeyres, verfica-se, com relação ao período-base, aumento de 200% nas quantidades dos 5 produtos considerados na tabela.
Um pesquisador verificou que o número de viagens diárias de uma rodovia está relacionado com a quantidade de empregos formais de uma determinada área. Postula-se que o modelo linear Yi=b1+b2Xi+ei seja apropriado, onde b1 e b2 são parâmetros desconhecidos e os são componentes de erro não diretamente observáveis, não correlacionados, com média nula e variância desconhecida s2. As estimativas respectivas de mínimos quadrados dos parâmetros do modelo linear simples são dadas por β^1=10,β^2=4\hat {\beta}_1 = 10, \hat {\beta} 2 = 4σ2=2\sigma^2 = 2 . A estimativa do aumento esperado de viagens (Y) por emprego (X1i) adicional é de: