Conceitos básicos da Macroeconomia: objetivos e tipos de mercados
A exemplo das bolsas de valores, as bolsas de mercadorias também podem ser associações sem fins lucrativos, organizadas para proporcionar a seus membros as facilidades necessárias à realização de negócios, desde locais físicos a plataformas de negociação eletrônica, à criação de negócios e à oferta de cursos de formação profissional. No Brasil, a principal bolsa de mercadorias é a Bolsa Mercantil e de Futuros (BM&F), que possui essas características. A seu respeito, é correto afirmar:

As bolsas de valores são associações civis sem fins lucrativos ou sociedades anônimas, criadas pelas corretoras e supervisionadas por autoridades públicas para lhes prover a infra-estrutura do mercado de ações. A respeito das operações que nelas ocorrem, é correto afirmar:

O problema econômico básico, cuja solução depende da forma como as economias estão organizadas, gira em torno do binômio escassez e escolha.

A esse respeito, julgue o item a seguir.

Em uma economia descentralizada, a preocupação maior dos diferentes agentes econômicos é gerenciar o funcionamento do sistema de preços para, assim, garantir o bom desempenho das economias de mercado.
A teoria macroeconômica estuda o comportamento dos grandes agregados econômicos.

Utilizando os conceitos básicos dessa teoria, julgue o item que se segue.

Os aumentos dos preços dos produtos importados, quando geram redução do consumo dessas mercadorias, contribuem para aumentar o viés de substituição associado à mensuração dos índices de custo de vida.

Acerca do modelo de Hecksher-Ohlin-Samuelson e dos efeitos da liberalização comercial, julgue o item subseqüente.

Um dos pressupostos fundamentais do modelo de Hecksher-Ohlin-Samuelson é que não existem ganhos de escala nas tecnologias de produção.