Conceito, fundamentos e função da arte
Schafer (2001) nos diz que " o território básico dos estudos da paisagem sonora estará situado a meio caminho entre a ciência, a sociedade e as artes". Assim, ele enumera três possibilidades de aprendizagem nestas esferas: "Com a acústica e a psico- acústica aprenderemos a respeito das propriedades físicas do som e do modo pelo qual este é interpretado pelo cérebro humano. Com a sociedade aprenderemos como o homem se comporta com os sons e de que maneira estes afetam e modificam o seu comportamento". Assinale a alternativa que completa estes itens anteriores.
Para Ferreira Gullar (1999, p. 42-43) “o surgimento do mercado de arte e a própria dinâmica da sociedade capitalista, onde o consumismo crescente impõe a obsolescência acelerada das mercadorias, tiveram sua parte nessa obsessiva busca do novo que se tornou, nas últimas décadas, o valor fundamental e único das vanguardas artísticas. Esse fato por si só denuncia a confusão em que se tinham mergulhado os vanguardistas e o fim próximo de sua aventura radical, já que, em se tratando de arte, a busca do novo pelo novo é, além de fútil, suicida”. A preocupação de Gullar é explicitada no seguinte dilema:
“Que contenha, melhor que ideias, matrizes de ideias, que nos forneçam emblemas, cujo sentido não cessará jamais de se desenvolver, que, precisamente por nos instalar em um mundo do qual não temos a chave, nos ensine a ver e nos propicie enfim o pensamento como nenhuma obra analítica pode fazer, pois que a análise só revela no objeto o que nele já está. [...]” (Merleau-Ponty, In MARTINS, 1998).

Neste trecho, Merleau-Ponty fala sobre o que é indispensável na obra de arte. Nessa perspectiva, uma aprendizagem em arte só é significativa quando
Assinale a alternativa que relaciona, adequadamente, conceito (2ª. coluna) e nomeação (1ª. coluna):
 
 
Assinale a opção CORRETA que coloca em ordem cronológica os Movimentos Artísticos citados abaixo.