Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 48 questões

Com relação a sistemas de telefonia fixa, julgue o item seguinte.

No Brasil, os sinais telefônicos que chegam a uma central por programa armazenado temporal (CPA-T) são amostrados e cada amostra é codificada no padrão PCM (pulse code modulation) com oito bits. A multiplexação no tempo dos sinais amostrados permite que as centrais CPA-T com acopladores eletrônicos apresentem menor perda, ou grau de serviço, que a dos sistemas CPA analógicos com acopladores do tipo reed relay, nas mesmas condições de operação.
 
Na situação ilustrada na figura acima, que mostra a estrutura topológica de parte de uma rede telefônica, considere que o assinante A da cidade X esteja falando com o assinante B da cidade Y, ou seja, que tenha sido estabelecido um canal telefônico, ligando os aparelhos telefônicos dos assinantes A e B, que perdurará até a ligação ser interrompida. Julgue o item a seguir, relativos a essa rede telefônica, ao canal telefônico e ao sistema telefônico fixo comutado, em geral.

Na figura mostrada, o símbolo representa uma central de comutação local, o símbolo , uma central de comutação trânsito (ou tandem) local, e o símbolo , uma central de comutação trânsito (ou tandem) interurbana.
Com relação às plataformas de comunicação, julgue o item a seguir.
 
As redes de telefonia fixa PSTN (public switched telephone network) baseiam-se no conceito de comutação de pacotes.
Uma operadora de serviço de telefonia celular troncalizado possui um sistema com 50 células, sendfo que cada célula dispõe de 100 canais.

Determine o número de usuários que esse sistema pode suportar para uma probabilidade de bloqueio de 1%. Considere que cada usuário realiza em média uma chamada por hora e que a duração média de cada chamada é de um minuto. Da tabela Erlang B, tem-se que para uma probabilidade de bloqueio de 1%, e 100 canais troncalizados, a intensidade de tráfego é aproximadamente de 85 erlang.
Analise as afirmativas abaixo quanto aos sistemas de telefonia.

1. A recomendação G.711 do ITU-T (Telecommunication Standardization Sector of International Telecommunication Union) foi a primeira técnica de codificação padronizada e adotada pelas redes de telefonia digital.

2. No processo de transmissão de voz através de uma rede digital, o atraso total de sistema refere-se à soma do atraso total de codec aos tempos necessários à sinalização e propagação do sinal digital, e ao tempo despendido para enfileiramento dos quadros.

3. O critério de classificação MOS (Mean Opinion Score.), utilizado para comparar a qualidade do sinal de voz para os tipos de codificação das recomendações do ITU-T, é um critério de classificação objetivo.

4. Na transmissão de voz codificada em uma rede com o protocolo IP (Internet Protocol) do sistema VoIP, o único fator que influencia na Qualidade de Serviço (QoS – Quality of Service.) é a largura de banda disponibilizada para transmitir o sinal.

5. A telefonia IP é desprovida de uma recomendação do ITU-T padronizando a operação do sistema.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.