Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 48 questões

Os princípios de uma rede organizacional são: Propósito unificador, que é o espírito da rede, podendo ser expresso como um alvo e um conjunto de valores compartilhados pelos participantes, de forma esclarecedora, democrática e explícita; Participantes independentes, automotivados, não limitados por hierarquias, onde se busca o equilíbrio entre a independência de cada participante e a interdependência cooperativa do grupo que é a força propulsara da rede; Interligações voluntárias, ou seja, participantes que se relacionam e realizam tarefas pelas suas vontades, escolhendo seus interlocutores e optando pelos melhores projetos que contribuam para o alcance dos objetivos; Existência de vários líderes, que costumam assumir compromissos, mas também atuam como seguidores; Interligação e transposição de fronteiras, sejam geográficas, hierárquicas, sociais ou políticas. Essas redes, no entanto, possuem características apontadas como limitadoras de sua eficácia ou gerando problemas e dificuldades para sua gestão, tais como:
 
I. As redes de políticas podem apresentar novos desafios para garantir a prestação de contas em relação ao uso dos recursos públicos, por envolverem numerosos participantes governamentais e privados.
 
II. O consenso é difícil de ser atingido e a negociação pode ser bastante lenta, o que gera dificuldades para enfrentar questões que requerem uma ação imediata.
 
III. As metas compartilhadas não garantem a eficácia no cumprimento dos objetivos já que as responsabilidades são muito diluídas; cada um fazendo uma parte específica.
 
IV. A flexibilidade pode acabar afastando os participantes dos objetivos iniciais ou comprometer a ação da rede  pela saída de alguns atores em momentos cruciais.
 
V. Os critérios para participação em rede nem sempre são explícitos e universais, podendo provocar marginalização de grupos, instituições, pessoas e mesmo regiões, acarretando a concentração da política nas mãos da elite.
 
VI. As dificuldades de controle e coordenação das interdependências geram problemas na gestão das redes.
 
Estão corretas:

Considerando a importância do processo de comunicação na gestão pública e na gestão de redes organizacionais, julgue o item que se segue.

A problemática da transformação do espaço público, nacional e internacional tende a ocupar lugar de destaque nas abordagens críticas inspiradas pela sociologia, pela ciência política e pela economia política.

Considerando a importância do processo de comunicação na gestão pública e na gestão de redes organizacionais, julgue o item que se segue.

A conversão de dados em informações demonstra a necessidade de se centrar o processo de comunicação no emissor.

Considerando a importância do processo de comunicação na gestão pública e na gestão de redes organizacionais, julgue o item que se segue.

A publicidade de utilidade pública deve vincular-se a objetivos sociais de inquestionável interesse público e assumir caráter educativo, informativo ou de orientação social.

Numa instituição do setor público, como o Banco Central do Brasil, o âmbito formal da comunicação interna traz consigo o aval da direção para o fortalecimento da estratégia corporativa.

No entanto, um problema da comunicação formal é o(a)