Composição de Custos e Orçamentos

Acerca do planejamento e orçamento da obra, julgue o item subseqüente.

Na tabela para o orçamento da obra, devem constar os seguintes itens na planilha de custos: discriminação conforme NBR 1272, quantidade, unidade, composição adotada, preço unitário, preço do serviço e totais.

No que se refere a projetos e construções, julgue o seguinte item.

Em geral, na construção civil brasileira, os custos de materiais e mão-de-obra, quanto ao valor total da construção, são bastante significativos, ao contrário dos custos com equipamentos, que, com exceções, é geralmente baixo.

Com referência à programação, ao orçamento, ao controle e à fiscalização de obras, julgue o item a seguir.

O orçamento de um projeto arquitetônico deve satisfazer basicamente os seguintes objetivos: prever o custo de execução de cada atividade ou serviço, constituir um documento contratual, servir como referência de análise e fornecer informações para o desenvolvimento de coeficientes técnicos confiáveis.

Com referência à programação, ao orçamento, ao controle e à fiscalização de obras, julgue o item a seguir.

Em um orçamento, determina-se quantitativamente os gastos necessários para a execução do projeto, de acordo com o plano previamente estabelecido.

As taxas de leis sociais básicas e o total dos encargos que incidem sobre o custo de mão-de-obra são, em porcentagem, de aproximadamente: