Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 35 questões

Em 2019, uma equipe de pesquisadores da Universidade de São Paulo aplicou com sucesso uma técnica que eliminou o câncer no sistema linfático de um paciente mineiro de 63 anos. Neste caso, linfócitos T do próprio paciente foram coletados e tiveram o DNA alterado, de forma que passassem a produzir receptores na membrana, capazes de reconhecer células tumorais. A seguir, os linfócitos T modificados foram multiplicados em laboratório e, posteriormente, devolvidos ao organismo do paciente. Assim, é possível concluir que células cancerígenas:
As alergias são reações excessivas e/ou inapropriadas do sistema imunológico, observadas em algumas pessoas sensíveis a certas substâncias. Nesses casos, em contato com o organismo, tais moléculas podem desencadear a liberação de mediadores inflamatórios, como a histamina, por:
A Imunologia é o estudo das respostas imunológicas do organismo, ou seja, como o corpo se defende e responde à ação de agentes patogênicos. As células que fazem parte do sistema imunológico são os neutrófilos, os eosinófilos, os basófilos, os linfócitos T, os linfócitos B, as células NK, os macrófagos, os mastócitos e os monócitos.
 
Quais das células do sistema imunológico abaixo são as responsáveis pela produção de anticorpos?
Observe o esquema abaixo.
 
 
Figura: Esquema representando as possíveis doações de sangue
que podem ocorrer entre indivíduos com diferentes grupos
sanguíneos. As setas indicam para quem os determinados grupos
podem doar. Fonte: Cíntia Fridman, USP.
 
De acordo com o esquema da figura e baseado em seus conhecimentos, assinale a alternativa incorreta.

Quais as células do sistema imune responsáveis pela produção de anticorpos?