Componentes do Sistema Imunológico
Em um exame de necrópsia, foi detectada a ausência de um órgão, o baço, na cavidade abdominal de um corpo humano. Considerando a função do baço, a consequência da remoção desse órgão no organismo humano é um quadro de
O baço é um órgão importante do sistema imunitário. Com relação à sua localização e à função que exerce em indivíduos adultos, assinale a afirmativa correta.
 
Localização Função
 
Sobre o sistema imunitário, considere as afirmações a seguir:
 
I. O sistema imunitário é fundamental para a luta do corpo contra doenças, está centralizado nas células de defesa principais, os linfócitos.
 
II. Os linfócitos são encontrados nos órgãos linfáticos, que incluem a medula óssea, os linfonodos, o baço, as tonsilas e os nódulos linfáticos agregados no intestino delgado.
 
III. As duas classes principais de linfócitos, as células T e as células B, atacam antígenos de maneiras diferentes.
 
Estão corretas as afirmativas:
Anticorpos são proteínas usadas pelo sistema imunológico para identificar e neutralizar corpos estranhos como bactérias, vírus ou células tumorais. Um anticorpo reconhece um alvo específico, o antígeno, presente nas células estranhas ao organismo. Na área de oncologia, uma nova geração de medicamentos está baseada na capacidade dos anticorpos monoclonais (mAbs) em reconhecer antígenos específicos de tumores e induzir uma resposta imune contra as células cancerosas. Além disso, os mAbs podem ser modificados de forma a atuarem como portadores de radioisótopos ou toxinas às células cancerosas, ampliando seu espectro de aplicação terapêutica. Sobre anticorpos é correto afirmar que eles são produzidos a partir de qual tipo de células?
A produção de anticorpos monoclonais (AMC.) é feita por meio da formação de hibridomas a partir de células produtoras de anticorpos e células provenientes de mielomas.

Nesse processo, é correto afirmar que