Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 381 questões

As prestações e tomadas de contas de ordenadores de despesas são procedimentos administrativos que visam a avaliar a conformidade e o desempenho da gestão das pessoas responsáveis e são submetidas a julgamento do (a):
E competência do Tribunal de Contas da União:
No que tange às disposições constitucionais a respeito das finanças públicas, ao conceito e às espécies de orçamento público, aos princípios orçamentários, às normas gerais de direito financeiro (Lei n.º 4.320/1964) e à fiscalização e ao controle interno e externo dos orçamentos, julgue o item a seguir.
 
Situação hipotética: A União celebrou convênio com a prefeitura de Londrina – PR para a construção de bibliotecas públicas. Assertiva: Nesse caso, o Tribunal de Contas da União possui competência para julgar as contas dos administradores do convênio no que tange à aplicação dos recursos federais.
A Constituição Federal confere ao Congresso Nacional a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da Administração direta e indireta, mediante controle externo e pelo sistema de controle interno de cada Poder. A respeito do controle externo, a Constituição dispõe que compete o Tribunal de Contas da União
Assinale a opção que contempla uma das competências constitucionais do Tribunal de Contas da União.