Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 17 questões

A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com o aumento do diálogo entre os diferentes setores produtivos desafia a capacidade de equalização dos relacionamentos verticais entre as hierarquias. Pensando mais a longo prazo, a estrutura atual da organização exige a precisão e a definição do retorno esperado a longo prazo. O cuidado em identificar pontos críticos no consenso sobre a necessidade de qualificação pode nos levar a considerar a reestruturação do processo de comunicação como um todo. O empenho em analisar o julgamento imparcial das eventualidades prepara-nos para enfrentar situações atípicas decorrentes dos paradigmas corporativos. Por outro lado, a consulta aos diversos militantes possibilita uma melhor visão global dos índices pretendidos.
No que se refere à bioética, julgue o próximo item
 
O Comitê de Ética em Pesquisa é órgão que regula e aprova as pesquisas envolvendo seres humanos, sendo responsável pela elaboração de normas institucionais que impliquem questões éticas.
Segundo dos conceitos fundamentais de bioética e os princípios da Resolução nº 196/96, analise as afirmativas abaixo.

I. No Brasil, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e os Comitês de Ética em Pesquisa estão ligados a uma instância superior, o Conselho Nacional de Saúde;

II. segundo a Resolução n° 196/96, os Comitês de Ética em Pesquisa devem ser constituídos de forma multidisciplinar, com a participação de profissionais da área de saúde, das ciências exatas, sociais e humanas, incluindo, por exemplo, juristas, teólogos, sociólogos, filósofos e, pelo menos, um membro da sociedade que represente os usuários da instituição;

III. quando métodos profiláticos, diagnósticos e terapêuticos comprovados não existirem ou foram ineficazes, o médico, com o consentimento informado do paciente, deve ser livre para utilizar medidas profiláticas, diagnósticas e terapêuticas não comprovadas ou inovadoras se, no seu julgamento, tais medidas oferecerem esperança de salvar vida, restabelecimento da saúde e alívio do sofrimento.

Considerando o enunciado,
O desenvolvimento de fármacos e de novas terapias e a otimização do manejo clínico do paciente têm por premissa os estudos realizados em laboratórios e nos serviços médicos. Há que se considerar a necessária participação de pessoas nessas pesquisas, assim como o acompanhamento próximo do rigor metodológico na utilização destas. Com o objetivo de reduzir as vulnerabilidades, normas regulamentadoras emergem das pesquisas que envolvem seres humanos, tendo como ponto de partida a Resolução CNS n° 196/1996. Considerando essa normativa, bem como suas atualizações, assinale a alternativa correta. 
 
Quanto ao consentimento livre e esclarecido nas pesquisas que envolvam seres humanos, assinale a alternativa correta.