Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 27 questões

Sabendo que a globalização pode ser definida como processo geográfico e econômico, julgue o próximo item, relativo a aspectos atuais desse processo.
 
A valorização da produção de commodities e o aumento de seus preços e de sua exportação têm sido apontados como promotores de riqueza e ascensão para os países emergentes, tais como os que integram o BRICS, que passam a ser considerados importantes para a manutenção do crescimento da economia mundial.
Perfil do comércio Brasil-China
Em 2010
 
Vendas do Brasil para a China
 
 
Vendas da China para o Brasil
 
 
Fonte: Ministério do Desenvolvimento,
Indústria e Comércio Exterior.
 
ALVARENGA, D. Disponível em: http://g1.globo.com.
Acesso em: 1 dez. 2012 (fragmento).
 
Nas últimas décadas, tem se observado um incremento no comércio entre o Brasil e a China. A comparação entre os gráficos demonstra a 
O comércio soube extrair um bom proveito da interatividade própria do meio tecnológico. A possibilidade de se obter um alto desenho do perfil de interesses do usuário, que deverá levar às últimas consequências o princípio da oferta como isca para o desejo consumista, foi o principal deles.
 
SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura.
São Paulo: Paulus, 2003 (adaptado).
 
Do ponto de vista comercial, o avanço das novas tecnologias, indicado no texto, está associado à
Os portos sempre foram respostas ao comércio praticado em grande volume, que se dá via marítima, lacustre e fluvial, e sofreram adaptações, ou modernizações, de acordo com um conjunto de fatores que vão desde a sua localização privilegiada frente a extensas hinterlândias, passando por sua conectividade com modernas redes de transportes que garantam acessibilidade, associados, no atual momento, à tecnologia, que os transformam em pontas de lança de uma economia globalizada que comprime o tempo em nome da produtividade e da competitividade.
 
ROCHA NETO, J.M.; CRAVIDÃO,F.D. Portos no contexto do meio técnico.
Mercator, n.2, maio-ago.2014 (adaptado).
 
Uma mudança que permitiu aos portos adequarem-se às novas necessidades comerciais apontadas no texto foi a
Nas últimas décadas, as instituições financeiras se tornaram extremamente importantes para a economia global. Uma delas é a Organização Mundial do Comércio (OMC), que atua