Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 47 questões

Um ano depois de prometer a volta do crescimento da indústria automotiva americana, o presidente norte-americano Donald Trump encontra dificuldades em salvar empregos em seu território. Enquanto as principais montadoras do país reduzem seus quadros nos Estados Unidos da América (EUA), as importações de veículos produzidos na China, no México e na Índia aumentam. As exportações do México, com baixo custo de mão de obra, tiveram, para os EUA, alta de 9,4% em 2017, segundo dados oficiais.
 
AFP, 15/1/2018 (com adaptações).
 
Com referência ao texto apresentado, julgue o seguinte item com base nas teorias de comércio internacional.
 
Pela teoria do Ciclo-Produto, a produção de um novo modelo de veículo, com tecnologia inovadora, tende a migrar para país com baixo custo de mão de obra logo que essa se torne padronizada e pouco intensiva em pesquisa e trabalho qualificado, mesmo que esse país não possua demanda interna pelo veículo que justifique o investimento em novas plantas produtivas em seu território.
Com relação às características do comércio internacional na presença de economias de escala e concorrência monopolista, julgue o item subsequente.
 
O comércio interindústrias é relativamente mais importante do que o comércio intraindústrias nas relações comerciais entre países similares em termos de desenvolvimento tecnológico e dotação de fatores de produção.
O governo federal anunciou que vai aumentar o imposto sobre as importações de cebola, passando a alíquota de 10% para 25% já a partir de 2018. O objetivo da medida é amenizar a invasão estrangeira — sobretudo europeia — nos mercados do país, com preços mais em conta que o produto nacional. A cebola da Holanda, por exemplo, que detém 15% da produção mundial, chega aqui por R$ 14,50 (saca de 20 kg), ao passo que o custo de produção no Brasil é de R$ 16,50, principalmente porque, de acordo com a Associação Nacional de Produtores de Cebola (Anace), 85% da colheita nacional é feita em pequenas propriedades.
 
Gazeta do Povo, 7/12/2017 (com adaptações).
 
Considerando o texto apresentado, julgue o item que se segue acerca dos efeitos das políticas protecionistas.
 
O aumento do imposto sobre a importação de cebolas gera perda nos termos de troca do Brasil, uma vez que o preço da cebola fica mais caro para o consumidor local.
No que se refere ao sistema de comércio internacional, julgue o seguinte item.
 
O programa Inovar-Auto que, entre outros aspectos, elevou a alíquota do imposto sobre produtos industrializados (IPI) sobre veículos importados, não é alcançado pelas limitações impostas pelas regras do Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT), uma vez que a tributação interna não se caracteriza como barreira tarifária.
As questões de economia internacional são cruciais à compreensão das economias de mercado em um mundo globalizado. Com base nessa análise, julgue o item a seguir.
 
A imposição de restrições ao comércio, como tarifas e quotas, por beneficiar os produtores domésticos atualmente no setor que compete com as importações, eleva, inequivocamente, os níveis de bem-estar da economia.