Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 249 questões


            O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) ganha uma sede oficial para funcionamento do Tribunal Permanente de Revisão do bloco, que vai funcionar como última instância no julgamento das pendências comerciais entre os países-membros. Melhorar o mecanismo de solução de controvérsias é um dos requisitos para o fortalecimento do MERCOSUL, vide as últimas divergências entre Brasil e Argentina. As decisões do tribunal terão força de lei. Sua sede será Assunção, no Paraguai.

            Até agora, quando os países-membros divergiam sobre assuntos comerciais, era acionado o Tribunal Arbitral. Quem estivesse insatisfeito com o resultado do julgamento, no entanto, tinha de apelar a outras instâncias internacionais, como a Organização Mundial do Comércio (OMC).

Gisele Teixeira. MERCOSUL ganha tribunal permanente. In: Jornal do Brasil, ago./2004 (com adaptações).

A propósito do texto acima e considerando a abrangência do tema nele tratado, julgue o item que se segue.

Ao mencionar as "últimas divergências entre Brasil e Argentina", o texto se reporta à decisão do país platino de impor obstáculos à importação de eletrodomésticos brasileiros, como ocorreu com as geladeiras.
Vale se debruçar sobre a relação entre as dificuldades na reforma da ONU, e seus métodos antiquados de tomada de decisões, especialmente nos temas energéticos, climáticos e no nevrálgico capítulo das migrações internacionais. São todos exemplos que expõem, em carne e osso, novas estruturas duradouras das relações internacionais do século XXI.

José Flávio Sombra Saraiva. Entre egoísmos e frustrações. In: Correio Braziliense, "Opinião", 2/8/2008, p. 29 (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item que se segue, acerca das relações internacionais do fim do século passado e início do século XXI.

O fracasso das negociações comerciais da Rodada Doha foi fato isolado no mundo contemporâneo, que se caracteriza pela existência de regimes internacionais e regras de previsibilidade.
Considere o gráfico abaixo.
 
 
(https://br.advfn.com/indicadores/balanca-comercial/brasil)

A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre o contexto econômico brasileiro permitem afirmar que a balança comercial brasileira
A Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou o Brasil a punir comercialmente os Estados Unidos por conta do subsídio ilegal concedido aos seus produtores de algodão. O Brasil poderá aplicar aos Estados Unidos uma sanção que, tecnicamente, é chamada de retaliação
Desde 2008, o mundo desenvolvido vem sofrendo consequências de uma crise financeira que teve seu epicentro nos Estados Unidos, espalhando‐se pelas economias europeias, além de atingir, também, as economias emergentes.

Com relação à crise econômica de 2008, analise as afirmativas a seguir.

I. Países como Grécia, Portugal e Irlanda enfrentaram situação de crescimento extraordinário dos gastos públicos, o que gerou dificuldades para o pagamento da dívida pública e obtenção de novos empréstimos.

II. Nos Estados Unidos houve uma crise de crédito ligada à perda de liquidez do sistema bancário, em função de ampla oferta de financiamento para a compra de imóveis e a subsequente inadimplência.

III. No segundo semestre de 2008, o Brasil enfrentou uma crise cambial, com alta expressiva do dólar, refletindo os efeitos da crise internacional.

Assinale: