Comércio

Ele retira a imagem dos circuitos de informação de massa, mas apresenta-a gasta, desfeita, consumida [...]; apresentando imagens "consumidas", ele apresenta uma imagem residual, mais consumível, a qual, portanto, sedimenta-se inerte, com infinitas outras, no inconsciente coletivo. (Giulio Carlo Argan)



O texto se refere ao autor das obras acima apresentadas. Trata-se de:

Há consenso de que alguns dos maiores gargalos ao pleno desenvolvimento do Brasil encontra-se na deficiente infraestrutura, situação em que os transportes ocupam lugar de destaque. Relativamente a esse tema, assinale a opção correta.
Percebemos, cada vez mais, que a competitividade nas transações comerciais estimula a padronização de todos os recursos funcionais envolvidos.
A Pesquisa “Endividamento e Inadimplência do Consumidor”, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), revela o seguinte quadro (média anual de famílias endividadas em 2013 – entre cheques prédatados, cartão de crédito, etc.):
 
 
  Números
absolutos
Percentual do
total de famílias
Famílias endividadas 9.109.768 62,5 %
Famílias com contas em atraso 3.043.350 21,2%
 
Considerando este contexto, assinale a opção incorreta.
Texto para o item.

A crise oriunda da toxicidade dos capitais, fato global mais relevante da segunda metade de 2008, ao migrar para as atividades produtivas já no fim do mesmo ano, aprofundou-se e alastrou-se geograficamente. Quase não houve surpresa, para o observador comum dos fatos globais, seu efeito dominó nos primeiros meses de 2009. A África naturalmente não está imune. A retração chinesa teve impacto no continente. O avanço dos capitais do Golfo Pérsico, no entanto, compensou o crédito e o financiamento infraestrutural dos novos projetos do NEPAD, a iniciativa africana de desenvolvimento sustentável e de incorporação social dos mais vulneráveis.

José Flávio Sombra Saraiva. A África e o outro lado da crise. In: Correio Braziliense, 22/2/2009, p. 17 (com adaptações).
 
Ainda com relação aos impactos da crise a que o texto se refere, especificamente no contexto africano e latino-americano, julgue  item a seguir.
 
No Brasil, maior economia da América Latina, há problemas naturais, advindos do contexto externo adverso, com particular impacto na capacidade exportadora, tendente a diminuir ante as dificuldades de compra de vários de seus parceiros no Norte.