Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 162 questões

Analise o mapa a seguir.
 
 
RESENDE Maria Efigênia Lago: MORAES Ana Maria Atlas Historico do Brasil Belo Horizonte \\ 1987. p.35. (Adaptado)
 
Assinale a alternativa que descreve corretamente a consolidação do território português na América, de acordo com os tratados assinalados no mapa acima.
Em 1748, para explorar os sertões no extremo oeste, a Coroa portuguesa ordenou a criação da Capitania de Mato Grosso, desmembrando-a do território da Capitania de São Paulo. A capitania recém-criada tinha como limites territoriais as regiões sul da bacia amazônica até a proximidade do Chaco paraguaio e a margem direita do rio Guaporé.
 
Assinale a opção que apresenta o objetivo estratégico luso que justificava a criação dessa capitania.
A preocupação portuguesa em ocupar a região estava inserida, em um primeiro momento, no contexto da defesa do território. Ou seja, foram “razões de guerra” que motivaram os portugueses a investir em empreendimentos como fortificações de defesa na região. Os portugueses se arriscavam nessa empreitada mesmo ainda não conhecendo o potencial econômico da Amazônia. Tinham apenas a noção de que seu principal rio, o Amazonas, era uma excepcional via de comunicação e penetração no território e de defesa contra os “invasores estrangeiros”.
 
GOMES FILHO, Gregório F. O forte São Joaquim e a construção
da fronteira no extremo norte. Santa Maria, RS. 2012.
 
Assinale a afirmativa que exemplifica corretamente o relato do autor a respeito da posição da coroa portuguesa para a região amazônica.
Assinale a afirmativa que indica corretamente fatores preponderantes para o domínio português na região amazônica no período colonial.
Sobre a presença dos portugueses no território brasileiro a partir do ano de 1500, é correto afirmar que: