Coleta, transporte e manutenção de amostras
O laboratório clínico pode ter o seu desempenho avaliado por meio de ensaios de proficiência. No entanto, quando o laboratório não consegue atender os requisitos dos ensaios de proficiência, todas as fontes de problemas devem ser documentadas e alguns parâmetros devem passar pelo Controle de Qualidade. Diante disso, assinale a alternativa correta.
Evidências físicas que não são coletas, documentadas e preservadas de modo a apropriado, não possuem valor científico em investigações criminais. Para a correta identificação de criminosos a partir da análise de DNA e a manutenção da cadeia de custódia, devem-se seguir parâmetros rígidos para todas as etapas do processo. Portanto é correto afirmar:
Quando da coleta de amostras biológicas para estudo de DNA, o perito deve estar permanentemente alerta para a necessidade de coletar amostras que permitam fazer a comparação dos perfis genéticos. Dessa forma, marque a alternativa correta:
"O SISBio (Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade) é um sistema de atendimento à distância que permite a solicitação de autorizações para coleta de material biológico e para a realização de pesquisa em unidades de conservação federais e cavernas. O SISBio permite ao ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) realizar a gestão da informação resultante das pesquisas realizadas visando a conservação da biodiversidade, por meio do recebimento de relatórios de atividades que integram a base de dados do Instituto sobre ocorrência e distribuição de espécies"
 
(Adaptado de <http://www.icmbio.gov.br/sisbio/>).
 
Considerando-se a Instrução Normativa nº 03, de 01 de setembro de 2013 e a realização de coletas e transporte de material biológico no âmbito de atividade didática no ensino superior é incorreto afirmar que
Assinale a alternativa que apresenta uma das causas de hemólise de amostra de sangue in vitro: