Cognitivista
   
            A confusão entre metodologia de ensino e técnica didática é muito comum, inclusive entre professores universitários. É preciso desfazê-la de imediato. Entendemos metodologia como a articulação de uma teoria de compreensão e interpretação da realidade com uma prática específica. Essa prática específica pode ser, no caso, o ensino de uma determinada disciplina. Quer dizer, a prática pedagógica - as aulas, o relacionamento entre professores e alunos, e bibliografia usada, o sistema de avaliação, as técnicas de trabalho em grupo, o tipo de questões que o professor levanta, o tratamento que dá à sua disciplina, a relação que estabelece na prática entre escola e sociedade - revela a sua compreensão e interpretação da relação homem-sociedade-natureza, historicamente determinada, constituindo-se essa articulação a sua metodologia de ensino. Convencionalmente, a Didática estuda algumas propostas de Metodologia de Ensino, que, a nosso ver, são pouco incisivas, no sentido de que suas propostas giram basicamente em um espaço limitado de problemas pedagógicos, na maior parte dos casos alienados de uma realidade mais ampla.

Rosa Maria Bueno Fischer. A questão das técnicas didáticas - uma proposta comprometida em lugar da decantada "neutralidade" das técnicas didático-pedagógicas. Ijuí: Mimeo, nov./1978 (com adaptações).

Com base nas idéias do texto acima, julgue o item a seguir.

As idéias expressas no texto podem ser corretamente classificadas como cognitivistas.
A partir de uma perspectiva psicológica cognitivista, para que a aprendizagem aconteça é necessário que se provoque uma
À luz das contribuições de Jean Piaget, in Ensino: as abordagens do processo, a Escola para Pensar não estaria presa a currículos fixos, mas estruturada em um ambiente desafiador, cujas atividades principais consistiriam em jogos de pensamento lógico; atividades sociais para o pensamento: teatro, excursões, jogos de faz-de-conta etc. Nessa perspectiva, a gestão de recursos humanos, que se inspira nessa escola, desenvolve uma prática de formação dos funcionários, fundamentando-se na
“(...) O desenvolvimento da mente é um processo dialético que ocorre por meio da autorregulação. Todos os processos vitais, sejam eles psicológicos, biológicos ou sociológicos, se comportam da mesma forma. Para Piaget isto significa que, diante das dificuldades de assimilação, o organismo se acomoda, e assim pode assimilar sucessivas vezes. O resultado entre a assimilação e a acomodação é a adaptação.”

Assinale a teoria correta que se refere ao trecho em destaque.
De acordo com a abordagem cognitivista da aprendizagem, a escola deveria