Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 35 questões

   
            A confusão entre metodologia de ensino e técnica didática é muito comum, inclusive entre professores universitários. É preciso desfazê-la de imediato. Entendemos metodologia como a articulação de uma teoria de compreensão e interpretação da realidade com uma prática específica. Essa prática específica pode ser, no caso, o ensino de uma determinada disciplina. Quer dizer, a prática pedagógica - as aulas, o relacionamento entre professores e alunos, e bibliografia usada, o sistema de avaliação, as técnicas de trabalho em grupo, o tipo de questões que o professor levanta, o tratamento que dá à sua disciplina, a relação que estabelece na prática entre escola e sociedade - revela a sua compreensão e interpretação da relação homem-sociedade-natureza, historicamente determinada, constituindo-se essa articulação a sua metodologia de ensino. Convencionalmente, a Didática estuda algumas propostas de Metodologia de Ensino, que, a nosso ver, são pouco incisivas, no sentido de que suas propostas giram basicamente em um espaço limitado de problemas pedagógicos, na maior parte dos casos alienados de uma realidade mais ampla.

Rosa Maria Bueno Fischer. A questão das técnicas didáticas - uma proposta comprometida em lugar da decantada "neutralidade" das técnicas didático-pedagógicas. Ijuí: Mimeo, nov./1978 (com adaptações).

Com base nas idéias do texto acima, julgue o item a seguir.

As idéias expressas no texto podem ser corretamente classificadas como cognitivistas.
Associe as colunas, relacionando as duas das principais teorias da aprendizagem às respectivas características. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(1) Behaviorismo
(2) Cognitivismo

(    ) Pavlov, Watson e Guthrei são teóricos representantes desta teoria.

(    ) geralmente pretendem explicar todos os aspectos significativos do comportamento.

(    ) psicólogos da Gestalt, como Bruner, Piaget e Vygotsky, são teóricos conexionistas desta teoria.

(  ) deu origem às teorias de aprendizagem envolvidas, principalmente, com eventos objetivos, como estímulos a respostas e a recompensas.

(   ) psicólogos desta teoria estão interessados na atividade mental humana, especifica-mente no processamento de informação, representação e autoconsciência.

Analise as seguintes afirmativas sobre as abordagens do processo ensino-aprendizagem, mencionadas por Mizukami (1985), e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Para a abordagem cognitivista, a educação é condição formadora necessária para o desenvolvimento natural do ser humano.
( ) O processo de ensino-aprendizagem é centrado no aluno na abordagem tradicional.
( ) A abordagem humanista enfatiza o subjetivo, a autorrealização e o vir a ser contínuo, característico da vida humana
( ) Na abordagem tradicional, o conhecimento é considerado como resultado direto da experiência e a educação ligada à transmissão cultural.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Para a abordagem cognitivista da educação, o aluno tem um papel ativo no processo de ensino- aprendizagem, e
Assinale a alternativa correta. Várias tendências de educação relacionadas à ética já foram registradas. Entre elas: