Código Internacional de Taxonomia Zoológica
Os primeiros zoólogos elaboravam classificações com uma nomenclatura particular, para uso próprio. Dessa forma, um mesmo ser vivo, estudado por vários cientistas, poderia receber inúmeros nomes distintos, dentro de um mesmo país ou entre países diferentes, em razão das diferenças de idioma. O cão doméstico, por exemplo, é conhecido por mais de 800 nomes diferentes no mundo todo: dog (inglês), chien (francês), cane (italiano), perro (espanhol), inu (japonês), etc. O uso de nomes populares ou vulgares, como também são conhecidos, provoca inúmeras confusões, que podem comprometer a correta identificação do organismo. Por exemplo: o peixe-boi, na verdade, é um mamífero, enquanto o cavalo-marinho é um peixe.

Para acabar com a confusão resultante dessa situação, foi adotada para os seres vivos uma nomenclatura única universal, fundamentada em regras internacionais, adotadas a partir de 1901, com base nos trabalhos feitos por Lineu no século XVIII.

Disponível em: <http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/nomecientifico.asp>. Acesso em 7/8/2013.

A propósito deste tema, julgue os itens a seguir.

I - Os nomes científicos devem ser escritos em latim e com destaque, que pode ser o itálico, o negrito ou o sublinhado.

II - A nomenclatura é binomial, ou seja, todo ser vivo deve ter o seu nome científico com pelo menos duas palavras: a primeira para o gênero e a segunda para a espécie.

III - O nome do gênero é um substantivo e deve ser escrito com inicial maiúscula, enquanto o nome da espécie é um adjetivo e deve ser escrito com inicial minúscula.

IV - Quando existe subgênero, o nome que o designa deve ser escrito depois do nome do gênero, entre parênteses e com inicial maiúscula.

A quantidade de itens certos é igual a
De acordo com a nomenclatura taxonômica aceita atualmente, o nome Homo sapiens sapiens constitui uma
A nomenclatura binominal é utilizada como um sistema simples e prático para organizar diferentes tipos de organismos vivos. Essa nomenclatura foi desenvolvida por
Durante atividades de rotina de organização de coleção científica foram encontrados exemplares de duas espécies até então desconhecidas. Ambas foram formalmente descritas por Alan & Moore (1981), seguindo-se os requisitos do Código Internacional de Nomenclatura Zoológica, com os nomes de Phallapius (Phallapius) atlanticus (p. 450) e Phallapius (Poseidonis) atlanticus (p. 470). Considerando ambos os nomes, assinale a alternativa correta.
Estudos filogenéticos visam compreender as relações de parentesco evolutivo entre os seres vivos. Atualmente, não faz mais sentido manter nas classificações biológicas grupos como “Peixes” sem a inclusão de Tetrapoda, ou como “Répteis” sem a inclusão de aves e mamíferos. Assinale a alternativa que apresenta a explicação correta para este fato.