Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 21 questões

Julgue o item a seguir, referente à atuação do profissional museólogo.
 
O Código de Ética do Conselho Internacional de Museus estabelece as diretrizes básicas para a atuação dos profissionais de museus em geral, não apenas dos museólogos.
Julgue o item a seguir, referente à atuação do profissional museólogo.
 
Ao museólogo que for membro do Conselho Internacional de Museus é facultativo o cumprimento do Código de Ética do Conselho Federal de Museologia.
Segundo o Código de Ética Profissional, a transgressão às normas estabelecidas nesse Código constitui infração disciplinar, sancionada, segundo a gravidade, com aplicação das seguintes penalidades:

I. Advertência confidencial, em aviso reservado.
II. Censura confidencial, em aviso reservado.
III. Suspensão do registro profissional por prazo de dois anos.
IV. Cassação do registro profissional.

Estão CORRETOS:
De acordo com o Código de Ética para Museus, todos os profissionais de museu devem conhecer a legislação internacional, nacional e local vigente e as condições para sua aplicação. Devem evitar situações que possam ser interpretadas como condutas profissionais indevidas. Analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
 
( ) Os profissionais de museus têm obrigação de seguir as políticas e os procedimentos adotados por sua instituição. Entretanto, podem se opor a práticas que lhes pareçam prejudiciais ao museu ou à profissão e colocar questões relativas à ética profissional.
 
( ) Lealdade aos colegas e ao museu empregador é uma importante responsabilidade profissional e deve ser baseada em fidelidade aos princípios éticos fundamentais aplicáveis à profissão como um todo. Os profissionais de museu devem obedecer ao disposto no Código de Ética do ICOM para museus e conhecer outros códigos ou políticas aplicáveis ao trabalho em museus.
 
( ) Os profissionais de museus devem desenvolver pesquisa, proteção e utilização de informações referentes aos acervos.
 
( ) Os profissionais de museus devem proteger as informações confidenciais obtidas em função de seu trabalho. Além disso, as informações sobre objetos levados ao museu para identificação são confidenciais e não devem ser divulgadas ou transmitidas a outra instituição ou pessoa sem a expressa autorização do proprietário.
 
( ) Ainda que um profissional tenha direito à independência pessoal, ele deve reconhecer que nenhum negócio privado ou interesse profissional está completamente desvinculado dos interesses de sua instituição.
 
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
De acordo com o Código de Ética para Museus no que se refere à aquisição de acervos analise as afirmativas a seguir.
 
I. Em cada museu, a autoridade de tutela deve adotar e tornar público um documento relativo à política de aquisição, proteção e utilização de acervos.
 
II. Nenhum objeto ou espécime deve ser adquirido por compra, doação, empréstimo, legado ou permuta, sem que o museu comprove a validade do título de propriedade a ele relativo. Evidência de propriedade em um certo país, constitui um título de propriedade válido.
 
III. Um museu não deve adquirir um objeto quando existam indícios de que a sua obtenção envolveu dano ou destruição não autorizada, não científica ou intencional de monumentos, sítios arqueológicos, geológicos, espécimes ou ambientes naturais. Da mesma forma, a aquisição não deve ocorrer sem que haja conhecimento da descoberta por parte do proprietário ou do possuidor da terra em questão ou das autoridades legais ou governamentais competentes.
 
IV. Os acervos de remanescentes humanos e de material de caráter sagrado devem ser adquiridos somente se puderem ser conservados em segurança e tratados com respeito. Isto deve ser feito de acordo com normas profissionais, resguardando, quando conhecidos, os interesses e as crenças da comunidade ou dos grupos religiosos ou étnicos dos quais os objetos se originaram.

V. Se um acervo incluir espécimes botânicos ou zoológicos vivos, cuidados especiais devem ser tomados em relação ao ambiente natural e social dos quais se originaram, assim como em relação à legislação local, nacional, regional, internacional em vigor ou aos tratados relativos à proteção das espécies e preservação da natureza.
 
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.